RG Digital: Veja como baixar o documento em seu celular

O governo federal modernizou a emissão de diversos documentos, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por meio dessa modernização, outro documento que já pode ser emitido digitalmente é o Documento de Identidade, popularmente conhecido como RG.

O RG na versão digital é uma modalidade, que pode se tornar uma grande facilidade, tendo em vista que a utilização, da versão online, do documento evita a necessidade de carregá-lo, de forma física, algo que normalmente aumenta as chances de perda ou roubo.

Novo modelo do RG e o RG digital

Necessário esclarecer que existe uma diferença entre o novo RG que começou a ser emitido pelo governo e a versão digital do RG.

A versão digital do RG que já pode ser baixada no celular, diz respeito a versão atual do seu documento de identidade, e não o novo modelo do RG que começou a ser emitido em vários estados brasileiros.

Tal diferença existe, pois, praticamente toda a população brasileira ainda possui a versão tradicional do RG, pois o novo modelo ainda está em fase de ser emitido gradualmente por alguns Estados.

O novo modelo do RG lançado pelo governo federal é um documento que em breve os cidadãos deverão solicitar junto aos órgãos de identificação do Estado.

Como configurar o RG digital

O processo para acesso é bem simples, veja abaixo:

  • Baixe o app em seu celular;
  • Clique na opção adicional RG;
  • Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  • Realize o reconhecimento facial;
  • Crie uma senha para acessar o documento digital

RG digital é diferente do novo RG digital

O RG digital que o cidadão pode baixar no celular diz respeito ao modelo atual do documento que o cidadão já possui impresso.

O novo modelo do RG que começará a ser impresso obrigatoriamente apenas em 2023 se trata de um outro modelo e outro tipo de acesso.

Funcionalidades

De acordo com o decreto, uma das funcionalidades do RG Digital será a de servir como documento de viagem para países do Mercosul, isso acontece pelo fato do documento estar no padrão internacional, com o chamado código MRZ, o Machine Readable Zone, a medida tem o intuito de facilitar a validade do documento. Em outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.