RG Digital: Veja como baixar o documento e em quais estados já está liberado

Os cidadãos brasileiros já podem ter acesso à RG Digital, o que possibilita baixar o documento de identidade direto em seu celular.

Dessa forma, o uso do documento em papel acaba não sendo mais necessário, o que contribui com a segurança e praticidade do cidadão.

Como ter acesso à RG Digital?

O acesso ao RG digital é muito simples e pode ser feito apenas ao baixar aplicativo no seu aparelho celular, e realizar a validação para utilização do documento digital.

O RG digital é muito simples de ser acessado e para isto basta que o cidadão baixe o aplicativo no celular e valide a versão digital do documento.

Importante lembrar que a opção ainda não está disponível em todos os estados, isso porque, como cada estado é responsável pelo Registro de Identidade dos seus cidadãos, e possui regras diferentes.

Os estados que já aderiram ao documento digital são Alagoas, Goiás, Distrito Federal, Pará Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

O aplicativo do RG Digital pode ser adquirido pelo Google Play para celulares Android ou na Apple Store para iPhone.

Como configurar o RG digital

O processo para acesso é bem simples, veja abaixo:

  • Baixe o app em seu celular;
  • Clique na opção adicional RG;
  • Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  • Realize o reconhecimento facial;
  • Crie uma senha para acessar o documento digital

RG digital é diferente do novo RG digital

O RG digital que o cidadão pode baixar no celular diz respeito ao modelo atual do documento que o cidadão já possui impresso.

O novo modelo do RG que começará a ser impresso obrigatoriamente apenas em 2023 se trata de um outro modelo e outro tipo de acesso.

Importante lembrar que o novo RG que foi lançado esse ano pelo governo será obrigatório apenas em 2032, sendo assim, o cidadão poderá acessar esse modelo atual por mais 10 anos.

Emissão do novo RG digital

O decreto publicado pelo governo definiu que a partir de 1º de março de 2022 a emissão do novo documento poderia ser feita, ou seja, o novo RG já pode ser solicitado.

No entanto, o decreto estabeleceu o prazo até 6 de março de 2023 para que os Institutos de Identificação se adequem às mudanças necessárias para a emissão do novo RG.

Para ter acesso ao documento será preciso ir até a secretaria de segurança pública do seu estado. Todas as entidades já foram obrigadas e gerar o RG Digital de adequando as mudanças de emissão.

Documentos

Se a emissão estiver disponível, o cidadão deverá apresentar sua certidão de nascimento ou ainda sua certidão de casamento para que o requerer o RG Digital.

Dessa forma, na data agendada, o cidadão poderá buscar o seu documento físico e no mesmo momento será liberado a versão digital do documento que poderá ser acessado por meio da plataforma gov.br.

Funcionalidades

De acordo com o decreto, uma das funcionalidades do RG Digital será a de servir como documento de viagem para países do Mercosul, isso acontece pelo fato do documento estar no padrão internacional, com o chamado código MRZ, o Machine Readable Zone, a medida tem o intuito de facilitar a validade do documento. Em outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.