É normal ter dúvidas sobre um serviço novo que ainda está chegando ao mercado. Quanto a isso, não há o que contestar. Então, continue lendo os próximos tópicos deste artigo logo em seguida e tire mais algumas dúvidas sobre o PIX, o novo serviço de pagamentos que foi criado pelo Banco Central do Brasil.
Afinal, qual é a vantagem de usar o Pix?
O Pix aumenta a velocidade em que os pagamentos e as transferências são feitos e recebidos. De fato, é muito rápido. Além disso, o Pix tem o potencial de aumentar a eficiência e a competividade do mercado financeiro a partir das suas funcionalidades.

- PIX: confira 7 dúvidas sobre a nova forma de pagamento
- O que é o Pix e para que serve? 5 Perguntas e Respostas
Logo abaixo, seguem algumas das principais vantagens do uso do Pix.
- Baixar o custo de procedimentos financeiros
- Aumentar a segurança dos processos de pagamento
- Aprimorar a experiência dos clientes de uma forma geral
- Promover a inclusão financeira das pessoas
- Atender a uma série de necessidades que fazem parte do grupo de instrumentos de pagamentos que podem estar disponíveis para a população a partir do novo serviço
Além disso, o Pix também faz parte de uma verdadeira revolução tecnológica que se encontra atualmente em curso. Por isso, o Pix também torna possível a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio.
Em paralelo, o novo serviço de pagamentos também vai reduzir o custo social que está relacionado ao uso de instrumentos baseados em papel. Ou seja, vai estimular que cada vez mais pessoas usem o ambiente digital para realizar os seus respectivos procedimentos financeiros. Em outras palavras, isso significa economia de tempo e de recursos.
- Então, qual é a desvantagem de usar o Pix?
Se o Pix tem alguma desvantagem, isso vai depender da perspectiva do consumidor. Por enquanto, o que o novo serviço de pagamentos promete para os seus usuários corresponde a facilidades que não se vê em outros métodos. Por isso, ainda é cedo para dizer se o Pix tem alguma desvantagem ou não.
Uma vez que os meios de pagamentos estão disponíveis para os clientes de forma fácil, rápida e gratuita, apenas o uso do serviço no dia a dia poderá dizer quais são as falhas do novo serviço. Por isso, resta esperar para ver como se dará o funcionamento do serviço no cotidiano das pessoas. Até o presente momento, nenhuma grande desvantagem pode ser apontada.
- Qual é a segurança para usar o Pix?
As informações e os dados pessoais que são registrados no PIX, assim como também acontece nas transações de TED e DOC por exemplo, estão protegidas pelo chamado Sigilo Bancário. Ou seja, a privacidade das informações bancárias dos usuários está protegida pela Lei Complementar nº 105. Além disso, a legislação que protege os usuários nesse tipo de serviço é assegurada pela Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que ainda vai entrar em vigor.
Ademais, as mesmas medidas de segurança, o que incluem as formas de autenticação e de criptografia, que são adotadas na realização de outros meios de pagamento populares, bem como o TED e o DOC, vão também ser adotadas pelos bancos e instituições financeiras no que diz respeito ao tratamento das transações por meio do Pix.
Nesse sentido, cabe ao prestador do serviço de pagamento a análise dos possíveis casos de fraude e o eventual ressarcimento nos casos em que uma suposta fraude for confirmada. É o mesmo procedimento que é adotado no caso das fraudes bancárias. Ou seja, as fraudes podem acontecer, mas também podem ser solucionadas.
- É possível agendar o Pix?
Sim, você pode agendar o Pix. O Pix pode ser agendado para uma determinada data futura. É o chamado Pix Agendado. Geralmente, esse tipo de opção é de interesse das pessoas que não tem recursos financeiros suficientes em sua conta bancária no momento e precisam, portanto, agendar o pagamento para uma data futura a sua escolha.
Além disso, o agendamento de pagamentos no Pix também é útil para organizar o pagamento das contas de acordo com as suas respectivas datas de vencimento. É o famoso ‘pagar os boletos em dia’.
Mas atenção! Se na data que vier a ser selecionada para o agendamento no Pix, não houver dinheiro suficiente em conta para fazer o pagamento, a transação não vai ser autorizada. Ou seja, o pagamento agendado, nesse caso, não vai ser concluído.
Além disso, é importante ressaltar que o oferecimento da opção do Pix Agendado para os usuários é facultativo. Portanto, a pessoa deve verificar, em primeiro lugar, se o banco ou a instituição financeira oferece essa opção para os seus clientes que usam o Pix. Em caso negativo, o cliente não poderá agendar um pagamento, devendo então aguardar pela data em que deseja fazer o pagamento e realizar o procedimento necessário.
- Quanto tempo o Pix leva para fazer pagamentos e transferências?
O tempo que o Pix leva para fazer pagamentos e transferências é de, no máximo, 10 segundos.
E agora que você já sabe mais sobre o Pix, continue descobrindo ainda mais sobre este novo serviço de pagamentos que promete revolucionar a forma como as pessoas se relacionam com os bancos e as instituições financeiras atualmente.