O Auxílio Emergencial pode ir até dezembro de 2021?

Com a proximidade do fim dos pagamentos das parcelas do Auxílio Emergencial, muito tem se discutido sobre até quando o benefício vai durar.

Essa é uma discussão que surge não somente no campo social e político, mas também no meio econômico. Afinal, é correto afirmar que o Auxílio Emergencial foi responsável por uma queda menor na Economia do que aquela que se previa anteriormente.

Porém, apesar disso, o Auxílio Emergencial não foi a solução para resolver a crise econômica que surgiu como consequência praticamente direta da crise sanitária. De certa forma, as duas crises, da Saúde e da Economia, estão interligadas.

Com a pandemia, muitos negócios em atividade tiveram que interromper o seu funcionamento ou, pelo menos, limitar o seu alcance. Não houve outra escolha. Pois até mesmo depois que as medidas de flexibilização do isolamento social foram começando a ser colocadas em prática, a disposição da clientela já não era mais a mesma.

Em resumo, o cenário que se vê atualmente é o resultado de duas crises que acontecerem quase que ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, a crise sanitária. Posteriormente, a crise econômica que foi acentuada.

Surge então a pergunta: “Quais são as chances de que o Auxílio Emergencial seja prorrogado até o final de 2021?”. Será que essas chances realmente existem?

Para responder a estes questionamentos, é preciso fazer uma reflexão sobre a jornada do Auxílio Emergencial até aqui em primeiro lugar.

É possível o Auxílio Emergencial ser prorrogado até o final do ano?

Logo ao final do ano de 2020, as notícias oficiais que eram divulgadas pelo Governo Federal davam conta de que o Auxílio Emergencial esteva chegando ao fim.

No mês de dezembro do ano passado, o Governo divulgou bastante a informação de que a última parcela do benefício emergencial estava sendo paga.

Com isso, a expectativa dos beneficiários de que o Auxílio Emergencial voltaria a ser pago neste ano diminuiu.

Porém, logo que o novo ano começou, os rumores de que o benefício poderia ter novos pagamentos voltaram com força. E a pressão popular também se intensificou.

A situação ficou ainda mais urgente quando os números da curva da pandemia começaram a revelar que a crise sanitária poderia estar muito longe de ser solucionada.

No mês de março deste ano, a curva pandêmica de casos e óbitos pelo novo vírus começou uma onda de recordes que foram sendo batidos dia após dia, o que expôs uma situação ainda mais alarmante para o país.

Nesse sentido, a prorrogação do Auxílio Emergencial foi uma decisão não somente acertada do Governo Federal como também extremamente necessária.

Dessa forma, mesmo com o valor menor por cada parcela, muitos brasileiros comemoraram o fato de que o Auxílio Emergencial foi prorrogado.

E agora, o Auxílio Emergencial vai durar até o final do ano?

As teorias dos beneficiários mais otimistas dão conta de que o Auxílio Emergencial pode continuar a ser pago até o final deste ano. Ou seja, até o mês de dezembro de 2021.

Porém, é importante destacar que as chances de isso realmente acontecer não são grandes.

Acontece que atualmente, o Auxílio Emergencial está previsto para acabar no mês de outubro deste ano.

Isso por que no mês seguinte, em novembro, o Governo Federal pretende enfim lançar o novo programa social que vai substituir o Bolsa Família, o Auxílio Brasil.

Em um primeiro momento, uma pessoa pode até estranhar que o novo programa Auxílio Brasil seja o motivo pelo qual o benefício emergencial não vai ser prorrogado.

Mas a verdade é que o Governo não encontrou uma fórmula orçamentária mágica que o permita manter financeiramente os dois benefícios, Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil, ao mesmo tempo.

Em outras palavras, isso significa que os dois programas não podem coexistir dentro do âmbito dos cofres públicos. O Auxílio Emergencial precisa acabar para dar lugar ao Auxílio Brasil.

Ao menos, é isso com o que o Governo Federal trabalha. E se nenhuma nova possibilidade orçamentária surgir até o mês de novembro, é este o plano que o presidente Jair Bolsonaro vai colocar em prática. Ou seja, o plano de finalizar os pagamentos do auxílio emergencial para que o Auxílio Brasil possa ser lançado sem nenhum impeditivo financeiro.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.