Nova Liberação do Saque Emergencial do FGTS 2021

Nos últimos dias, muito tem se repercutido e especulado sobre a nova liberação do Saque Emergencial do FGTS. E não é para menos. Afinal, a pandemia continua em curso no país e, principalmente por isso, muito se espera do Governo em relação a medidas econômicas emergenciais que possam amenizar a situação da renda média mensal do brasileiro que está sendo diretamente afetado nesta situação.

As expectativas em torno de uma nova liberação do Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS neste ano de 2021 surgiram principalmente por meio de declarações dadas por membros da própria equipe do governo desde o ano passado, quando se afirmou que o Governo já pretendia realizar uma nova rodada de liberação de saques do FGTS caso a pandemia continuasse a causar efeitos econômicos negativos mesmo após o fim de 2020.

E é, portanto, exatamente, o que está acontecendo, pois a crise sanitária e econômica continua atingindo picos e não há sinais claros de quando essa situação pode melhorar. E enquanto isso, a saúde da população e o bolso do brasileiro continuam a ser prejudicados.

Na verdade, desde o ano passado, o Governo Federal já tinha um Plano de Ação definido para um cenário como este que vem acontecendo em 2021. E o fato é que este plano de ação envolvia, principalmente, as seguintes medidas econômicas de liberação de tais benefícios para os cidadãos brasileiros. São eles:

  • Antecipar o pagamento do 13º Salário do INSS (com um possível 14º Salário Extra)
  • Antecipar o Abono Salarial
  • Saque Emergencial do FGTS em 2021

Além disso, uma das principais vantagens de liberar um novo Saque Emergencial do FGTS em 2021 é a de que como existem margens de recursos financeiros do FGTS para promover uma nova rodada de saques aos trabalhadores, esta é uma medida econômica que não comprometeria em nada a sustentabilidade do fundo de garantia.

Ou seja, em outras palavras, isso significa que diferente de outras medidas que mais comprometem o Orçamento Público da União, o Saque Emergencial do FGTS é uma decisão mais segura que pode ser tomada para tentar aliviar uma situação econômica que o país vem enfrentando. Por isso, as expectativas de um anúncio sobre um novo saque emergencial do fundo em 2021 são ainda maiores, dado o menor risco que uma medida como esta representa para os cofres públicos.

Novo Saque Emergencial do FGTS

A nova liberação de saques do FGTS Emergencial 2021 pode acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. Mais precisamente, a partir do mês de junho de 2021, considerando as projeções que podem ser feitas a partir do calendário que foi colocado em prática no ano passado, 2020. Ou seja, considerando as mesmas referências, é bem possível que o novo Saque Emergencial do FGTS 2021 chegue para os brasileiros pouco antes do meio do ano.

Além disso, considerando a projeção de que esta medida econômica siga os mesmos moldes do ano passado, os trabalhadores brasileiros neste ano vão ter a possibilidade de resgatar das suas respectivas contas do Fundo de Garantia um valor de até 1100,00 reais, que corresponde, portanto, ao valor de 1 salário mínimo, tal qual aconteceu no ano passado, quando este valor, apesar de ser um pouco menor, também era equivalente ao valor do mínimo nacional.

Da mesma forma como aconteceu em 2020, o saldo do FGTS Emergencial 2021 pode ser liberado em um primeiro momento na chamada conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal – CEF, conta que é acessada por meio do aplicativo já conhecido Caixa Tem. E depois, em um segundo momento, o Governo deve divulgar um calendário de liberação que é destinado para os procedimentos de saques e transferências do benefício que foi anteriormente depositado.

Em resumo, a liberação do FGTS 2021 na conta digital da Caixa em primeiro lugar para, em um momento posterior, ocorrer a permissão de realizar saques e transferências dos valores depositados. Uma dinâmica com a qual os brasileiros já tiveram que se acostumar em 2020 e que, ao que tudo indica, deve continuar a ser colocada em prática neste ano de 2021, tanto para o FGTS Emergencial quanto para outros benefícios que poderão ser pagos ainda neste ano para os brasileiros.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.