Imposto de Renda 2021: confira prazo para enviar declaração

O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021 já começou a contar. O ponteiro começou a contar a partir da última segunda-feira, 1 de março de 2021, e vai até o dia 30 de abril de 2021.

São 2 (dois) meses que os contribuintes brasileiros tem para preencher as suas declarações, finalizá-las e fazer a entrega por meio do programa oficial da Receita Federal que é destinado para esse fim. E embora o prazo pareça ser um tanto grande, é importante ficar atento para, em hipótese alguma, perder esse prazo.

Logo em seguida, conheça quais são os principais motivos pelos quais você não deve deixar para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda depois. Afinal, o melhor momento para preencher a sua Declaração do IR 2021 é agora. Logo abaixo, saiba o porquê.

  1. Você precisa reunir documentos e coletar informações

Quem já preencheu a Declaração de Imposto de Renda por, pelo menos, uma vez na vida, sabe bem que o processo é repleto de informações que você precisa fornecer e de dados que são solicitados ao contribuinte.

E o fato é que nem todas as informações que são necessárias para o correto preenchimento de uma Declaração de Imposto de Renda podem estar tão acessíveis assim. Em alguns casos, é preciso tempo para buscar as informações que você precisa registrar no programa da Receita Federal.

E se você deixar para fazer isso muito perto do prazo final de entrega das declarações, pode ser que não haja tempo hábil para a coleta das informações que você realmente precisa para finalizar a sua declaração de IR e, portanto, fazer o envio dela.

  1. É recomendável ter tempo para revisar a sua Declaração de Imposto de Renda 2021

Quando se trata de Declaração de Imposto de Renda, a pressa é totalmente inimiga do seu bolso. Isso acontece por que é muito importante que todas as informações que você forneceu na sua declaração estejam corretas, sejam verdadeiras e de acordo com a sua realidade financeira. Qualquer desvio em algum dos seus dados pode ser identificado pela Receita Federal e multas podem chegar quando você menos espera.

Pelo motivo que foi citado anteriormente, é recomendável que você tenha algum tempo para fazer a revisão da sua declaração com calma antes de fazer a entrega. Afinal, nenhum contribuinte quer ser multado por uma distração que poderia ser corrigida com a simples atitude de revisar antes de entregar.

  1. A Declaração de Imposto de Renda envolve um cálculo que impacta diretamente no seu dinheiro

Se você precisa restituir algum imposto para a Receita Federal – ou seja, pagar alguma parte – é importante ter certeza de que o cálculo está correto, para que você pague somente aquilo que realmente deve para o Fisco. Nada a mais. Nada a menos.

Mas se você preenche as suas informações de forma pouco atenta, pode ser que algum dado que você informou gere uma diferença na base de cálculo, te fazendo, em alguns casos, pagar um imposto à Receita maior do que deveria. E esse é um risco que, obviamente, você não quer correr. Aliás, quanto antes você souber se vai precisar pagar e, nesse caso, quanto vai ter que pagar, melhor vai ser para a sua própria organização financeira.

  1. Enquanto todos ainda estão correndo contra o tempo, você já estará livre da obrigação de fazer a Declaração de Imposto de Renda (pois já a fez)

É habitual que quanto maior é o prazo, mais o subestimamos. Pois se haverá tempo para fazer depois, é comum que muitas pessoas não façam algo agora. Mas se organizar bem antes do prazo tem as suas vantagens. Pois enquanto os demais contribuintes ainda estarão envolvidos com uma série de obrigações relacionadas ao preenchimento da declaração, você já poderá se dizer livre dessa obrigação, quando a faz de forma antecipada.

Pelos motivos que foram expostos anteriormente, não subestime o prazo da Receita Federal para entregar a sua Declaração de Imposto de Renda 2021. Afinal, dois meses podem passar muito rápido e quanto antes você conseguir resolver as suas pendências tributárias, melhor é para a sua rotina pessoal e financeira.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.