A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), órgão responsável pela seleção dos candidatos às vagas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) anunciou que o vestibular 2027 apresentará algumas mudanças.
A principal alteração será na prova da primeira fase. Até o vestibular 2026 (aplicado em dezembro de 2025), a primeira fase da Fuvest era constituída por 90 questões de múltipla escolha. Este número será reduzido para 80 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, sem alteração no tempo de prova. De acordo com a fundação, essa medida é para que os candidatos tenham tempo suficiente para responder as questões que passam a integrar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.
Segunda fase da Fuvest 2027
A segunda fase também apresentará mudança.
No primeiro dia, os candidatos farão prova com questões de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa; Literatura; Língua Inglesa; Arte; Educação Física). O candidato responderá um total de 8 questões discursivas e fará uma redação.
No segundo dia da segunda etapa da Fuvest 2027 o número de questões também será reduzido de 12 para 10.
Também haverá a diminuição nos tipos de provas – dos 22 atuais para apenas 6 tipos que serão aplicados de acordo com a carreira escolhida pelo candidato:
Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);
Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada).
Ao longo de 2026, a Pró-Reitoria de Graduação de USP deve consultar as unidades para que indiquem o modelo de prova a ser aplicado em cada carreira.













