Os trabalhadores nascidos em outubro, e que fizeram a adesão ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), poderão realizar a retirada anual do dinheiro da conta a partir desta sexta-feira, 1º.
- FGTS: como solicitar a revisão do benefício?
- FGTS: Caixa lançou página eletrônica com diversos serviços
De acordo com o que estabelece o calendário do governo federal para o programa, o período de resgate do saque-aniversário tem início no primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário e segue até o segundo mês subsequente. Ou seja, o prazo para retirada dos recursos é de três meses.
- FGTS: Novas regras de financiamento para cidadão de baixa renda
- PIS/PASEP e FGTS: Regras e documentos para saque dos benefícios
Dessa forma, os trabalhadores nascidos em outubro poderão movimentar o saque-aniversário até o dia 31 de dezembro deste ano. Após esse período, se o saque não for realizado, o valor é devolvido automaticamente para a conta do beneficiário vinculada ao FGTS.
Calendário completo do saque-aniversário FGTS 2021
Veja abaixo as datas de pagamento do benefício e o prazo limite para resgate do dinheiro:

Valor do saque-aniversário
Se o trabalhador quiser saber quanto receberá pelo saque-aniversário, ele deverá se basear no seu saldo acumulado. Isso porque cada faixa possui uma alíquota, que nada mais é do que o percentual do valor total a ser retirado, cuja quantia pode ainda vir acrescida ou não de parcela fixa. Veja abaixo a tabela:

Criado em 2019, o saque-aniversário do FGTS possui aproximadamente 12,9 milhões de adeptos, de acordo com dados do Ministério da Economia. Em 2021, o valor médio repassado ao trabalhador é de R$ 787. Os interessados em aderir à modalidade deverão acessar o aplicativo do FGTS ou site.