FGTS 2021: Caixa divulga calendário para liberação dos saques

A Caixa Econômica Federal informa o calendário para a liberação dos saques deste ano. Nesse sentido, uma nova rodada do chamado Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser liberada pelo Governo Federal nos próximos meses. Porém, quanto a isso, não há nada certo. O que foi divulgado oficialmente é o calendário do Saque Aniversário do FGTS.

A grande diferença, caso um novo saque emergencial do FGTS seja liberado neste ano, diz respeito ao valor do pagamento. Isso por que o Saque Emergencial do FGTS prevê o pagamento do valor de até 1 (um) salário mínimo para os trabalhadores.

Assim sendo, com o reajuste que o salário mínimo teve no começo do ano, o novo saque emergencial do FGTS poderia ser de R$ 1100 reais. Lembrando que no ano passado, a medida emergencial do fundo de garantia liberou um valor de R$ 1045 reais para os trabalhadores, que era o valor do salário mínimo nacional no ano passado.

Até o presente momento, não há nada oficial que possa confirmar novos pagamentos do Saque Emergencial do FGTS. Por outro lado, a Caixa Econômica Federal já começou a liberar o Saque Aniversário do FGTS desde o começo do ano.

Quem começou recebendo o Saque Aniversário do FGTS em 2021 foram os aniversariantes do mês de janeiro. Isso por que o calendário do saque aniversário do FGTS se guia pela cronologia anual, de janeiro até dezembro. Portanto, quem nasceu no primeiro mês do ano sempre recebe os valores do FGTS em primeiro lugar. Ao menos, nesta modalidade de saque em específico. Da mesma forma, quem nasceu no mês de dezembro sempre recebe por último.

Saque Aniversário do FGTS

De acordo com informações da própria Caixa Econômica Federal (CEF), um número de mais de 9,7 milhões de trabalhadores fizeram a opção por esta modalidade de saque. E então, são estas pessoas que terão a oportunidade de sacar o dinheiro das contas do fundo de garantia de acordo com o calendário de pagamentos que está previsto e que foi divulgado pelo banco público.

O tempo para fazer o saque do FGTS sempre começa no 1º dia útil do mês de aniversário do beneficiário e segue até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Por exemplo, se o trabalhador nasceu no dia 15 de agosto, isso significa que o seu Saque Aniversário do FGTS vai estar disponível a partir do primeiro dia útil do mês de agosto e vai até o último dia útil do mês de outubro.

Sobre isso, uma observação muito importante de ser feita é a situação em que caso o beneficiário não faça o saque dos seus valores de FGTS até a data limite, o dinheiro volta automaticamente para as contas do fundo de garantia.

Principalmente por isso, o trabalhador que faz parte desta modalidade precisa consultar o Calendário do Saque Aniversário do FGTS 2021. Isso é essencial para que esse trabalhador não perca a chance de receber o seu dinheiro, ou seja, a quantia a que ele tem direito todos os anos.

Calendário de Pagamentos do Saque Aniversário do FGTS 2021

Nascidos em janeiro
De janeiro até 31 de março

Nascidos em fevereiro
De fevereiro até 30 de abril

Nascidos em março
De março até 31 de maio

Nascidos em abril
De abril até 30 de junho

Nascidos em maio
De maio até 30 de julho

Nascidos em junho
De junho até 31 de agosto

Nascidos em julho
De julho até 30 de setembro

Nascidos em agosto
De agosto até 29 de outubro

Nascidos em setembro
De setembro até 30 de novembro

Nascidos em outubro
De outubro até 31 de dezembro

Nascidos em novembro
De novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022

Nascidos em dezembro
De dezembro de 2021 até 28 de fevereiro de 2022

Embora as datas de pagamento que foram apresentadas anteriormente já estejam todas definidas, é muito importante que o trabalhador consulte o horário de funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal no dia em que for sacar o seu dinheiro.

Afinal, podem haver dias em que o expediente de funcionamento dos bancos é reduzido, assim como também podem ter dias em que a Caixa não abre para o atendimento. Por isso, verifique o horário antes de ir na agência fazer o saque do FGTS.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.