Dataprev libera consulta do Auxílio Emergencial 2022; confira em julho

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), e que é um órgão vinculado ao Ministério da Economia, é responsável pela liberação da consulta para aqueles que tem o direito de receber as novas parcelas do Auxílio Emergencial em 2022.

No entanto, não se trata de uma prorrogação do Auxílio Emergencial, mas sim de um pagamento retroativo, ou seja, o repasse de valores que já deveriam ter sido pagos em um momento anterior, mas que podem ser liberados em julho de 2022.


O grupo que terá o direito de receber o valor extra a ser pago em breve é aquele que inclui os pais solteiros que são chefes de família. Neste caso em específico, este grupo vai receber a diferença dos valores de parcelas que deveriam ter sido pagas em dobro no ano passado, 2020.

Portanto, se você se encaixa neste grupo de pais solteiros que criam os seus filhos de modo monoparental, é importante fazer a consulta do Auxílio Emergencial na Dataprev para então descobrir se terá o direito de receber o valor adicional do benefício.

Auxílio Emergencial Retroativo – Como fazer a consulta no site da Dataprev

Para ter acesso às informações da Dataprev, o beneficiário pode consultar pelo número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física), e assim saber se foi aprovado para receber a nova parcela a partir deste mês de dezembro.

O site em que essa consulta deve ser feita é o seguinte: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br//consulta/#/ . Então, ao acessar este endereço eletrônico, será preciso informar os seus dados pessoais para submeter a consulta. Nesse sentido, os dados que são solicitados pela Dataprev para que a consulta do Auxílio Emergencial Retroativo possa ser feita são os seguintes:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe

A partir destas informações que foram citadas logo acima, já será possível clicar em “Consultar” para ter acesso aos valores de benefício emergencial a que se terá direito nos próximos dias.

Além disso, ainda no site oficial da Dataprev, se deve checar os dados por mais uma vez para então verificar se os homens chefes de família que fizeram o pedido da parcela em dobro não possuem cônjuge ou companheira. E mais, se há pelo menos 1 (uma) pessoa menor de 18 anos no grupo familiar do qual faz parte. Mais do que isso, se a parcela dupla, que corresponde ao valor de R$ 1.200 reais, já foi paga para a mãe do mesmo grupo familiar ao qual participa. Se este for o caso, o pai solteiro não tem o direito de receber a diferença da sua parcela já recebida anteriormente.

Sobre a Dataprev

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, conhecida popularmente simplesmente como Dataprev, é uma organização pública brasileira, que tem vínculo direto e está subordinada ao Ministério da Economia.

A Dataprev tem a responsabilidade de realizar a devida gestão da Base de Dados Sociais do Brasil, em especial os dados que compõem as informações que servem como base para os benefícios que são administrados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A Dataprev foi criada no ano de 1974. A lei que criou a instituição foi a Lei de número 6.125/74, que então autorizou o Poder Executivo a constituir a empresa no formato tal como se desenvolveu e conhecemos até hoje.

Nos dois últimos anos, a popularidade do órgão aumentou de forma considerável, especialmente a partir do momento em que os dados sociais que estão sob guarda e análise da instituição passaram a ser a base da constituição do benefício do Auxílio Emergencial. Aliás, a aprovação de beneficiários ao recebimento do auxílio passou pelo crivo da Dataprev em todas as etapas.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.