Como fazer o seu nome sair do SPC e Serasa; veja algumas dicas

Muitos brasileiros se deparam com a situação de terem seu nome incluído no SPC e Serasa. A primeira coisa que pode e deve ser feita é ter a atitude de verificar como está a situação do número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física). Logo depois disso, a melhor forma é fazer a tentativa de ajustar a sua situação o quanto antes for possível.

A questão é que as limitações que são impostas para o CPF incluem uma série de bloqueios financeiros, como por exemplo, a emissão de novos cartões de crédito para a pessoa, e até mesmo a concessão de empréstimos por parte de bancos e de outras instituições financeiras em geral.

Anúncio

Nesse caso em específico, esse é um bloqueio que acontece especialmente por que cada órgão de proteção ao crédito faz a verificação do CPF do cidadão para então descobrir se ele é, de fato, um bom pagador. E, então, tomando como base essas informações, o órgão libera o crédito ou não.

Porém, apesar disso que foi exposto logo acima, pode acontecer a situação de o crédito acabar sendo liberado. Mas muitas vezes, com taxas de juros que são muito altas, principalmente por conta do risco de ocorrer pagamentos em atraso, ou até mesmo, a falta de pagamento. Com isso em mente, a melhor alternativa é a de negociar bons valores com a própria empresa.

Como fazer pro nome sair do Serasa – Algumas dicas

Falando de uma forma prática, para limpar o nome e tirar as restrições financeiras do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física), o consumidor deve pagar a dívida que está em aberto. Ou seja, a dívida que o colocou nesta situação de restrição do CPF.

Publicidade

Nesse sentido, o pagamento da dívida por parte do consumidor que está com o nome negativado pode acontecer por meio de um acordo com a empresa em que ele está inadimplente, ou pode ser realizado somente com a quitação da dívida de forma direta, se assim o cidadão tiver condições.

Dito isso, a melhor estratégia é, de fato, fazer a tentativa de uma negociação com a empresa, assim como começar pelas dívidas que são de menor valor, pois são estas as dívidas que podem sofrer o quitamento de uma forma mais rápida.

Anúncio

Dessa forma, ao fazer isso, a condição do CPF do cidadão vai melhorar de forma gradativa. E, então, quando tiver condições financeiras, é só partir para a negociação das dívidas de maior valor. Mas atenção! Nesse processo de renegociação de uma dívida, é ainda mais importante não atrasar nenhum dos pagamentos previstos. Em caso contrário, o acordo terá sido rompido, e você ainda terá a dívida de volta em suas mãos, continuando com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC/Serasa.

Prescrição da Dívida

Em primeiro lugar, uma outra forma de retirar o nome do registro dos órgãos de proteção ao crédito é esperar pelo término do prazo para a chamada Prescrição da Dívida. Logo depois do encerramento, nenhuma cobrança pode vir a ser realizada. Lembrando ainda que o prazo de prescrição varia de acordo com o tipo da dívida.

Publicidade

De uma forma geral, em síntese, os prazos de prescrição das dívidas dos consumidores são os seguintes:

Por fim, uma vez que se encontra prescrita, a dívida não pode ter cobranças. Diante disso, o consumidor pode pedir a exclusão do seu nome e do seu CPF do cadastro de restrições ao crédito.

Anúncio
Sair da versão mobile