A Caixa Econômica Federa (CEF) libera o pagamento referente ao FGTS Emergencial, a partir de hoje, dia 29 de junho.
O calendário de pagamento está organizado de acordo com a data de nascimento. Nesta segunda, recebem os trabalhadores nascidos em janeiro.
Aproximadamente R$ 37,8 bilhões serão liberados para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores, com direito ao saque, conforme as regras estabelecidas.
De acordo com a medida provisória (MP), o valor do saque é de até R$ 1.045 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as suas contas do FGTS.
Como consultar o direito ao FGTS Emergencial?
Para o trabalhador saber se terá direito de sacar o saldo do Fundo de Garantia basta acessar o site da caixa ou baixar o aplicativo do FGTS disponível na Google Play e AppStore. Ao acessar o site da Caixa, será solicitado que insira o número do NIS (o seu número de Identificação Social) ou CPF e depois clique em cadastrar senha.
O trabalhador poderá consultar pelo site da Caixa, sendo necessário informar o número do NIS (Número de Identificação Social); ou o CPF e em seguida cadastrar sua senha.
Após a realização do cadastro, deverão ser preenchidos os dados pessoais, e no final será necessário criar uma senha com no máximo 8 dígitos, lembre-se que a senha precisa contar letras e números. Se optar pelo App será necessário cadastrar uma senha no site da caixa.
Se encontrar dificuldades para acessar o site da caixa ou ao aplicativo do FGTS você poderá usar a central telefônica, ligando para o número 0800 724 2019, ou, ir uma agência da Caixa.
Quem poderá sacar?
O saque do FGTS será livre para qualquer cidadão brasileiro, que se encaixe nos requisitos para saque do Fundo de Garantia.
Quem não quiser sacar o FGTS é obrigado a sacar mesmo assim?
Se você não é cliente da Caixa e simplesmente não quer receber o seu FGTS você não precisa fazer nada, já que o saldo volta para o Fundo de Garantia sem nenhuma perda ou alteração do valor que você já tem.
No entanto se você possui conta poupança na Caixa você deve avisar a instituição sobre a sua vontade de não receber o FGTS pois o dinheiro é creditado automaticamente em sua conta.
O prazo para informar que não deseja sacar o FGTS Emergencial será até o dia 30 de agosto.