BPC: Veja como desbloquear o benefício via MEU INSS

BPC (fonte INSS)

O cidadão atendido por meio do BPC (Benefício de Prestação Continuada) deverá ficar atento para não ter a concessão bloqueada. Para evitar o bloqueio, é preciso estar com as informações sempre atualizadas via Cadastro Único (Cadúnico ).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras específicas via aplicativo, que tem por objetivo de atender a pedidos de reativação de BPC suspenso ou bloqueado, por falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico).

Anúncio

De acordo com as regras estabelecidas, o prazo para o servidor do instituto atender ao pedido e regularizar a situação é de 30 dias.

O que é CadÚnico e quem tem direito ao BPC?

De acordo com as regras, o CadÚnico é um cadastro federal, que serve de base para se inscrever em outros programas sociais, pois nele constam as informações de renda e situação social dos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade.

Para o cidadão ter direito ao BPC, uma das regras é estar cadastrado nesta base de dados. O benefício é de um salário mínimo (R$ 1.212) pago a cidadãos que nunca contribuíram com o INSS, mas têm renda de até um quarto do mínimo por pessoa da família e são idosos ou pessoas com deficiência.

Publicidade

Como solicitar a reativação do BPC pelo Meu INSS?

Desde o início de setembro é possível fazer a reativação via app e nele constam as regras para reativação do BPC e o prazo de regularização.

A reativação do benefício pode ser solicitada à distância, pelo telefone 135, ou nas agências da Previdência.

Anúncio

Na Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, o segurado deverá informar que se trata de um pedido de reativação de BPC, após atualizar os dados do CadÚnico.

Se o cidadão quiser atendimento presencial, terá de agendar a ida a uma agência, por meio do telefone ou 135 ou no Meu INSS. Neste caso, o segurado deve informar que quer agendar um “atendimento específico”.

Publicidade

De acordo com as regras, para todos os casos, será criada a tarefa de “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”. Ao ser aberto esse procedimento, o servidor tem 30 dias para atender ao pedido do segurado, atualizando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) com as informações do Cadastro Único.

O INSS informou, por meio de nota, que também é possível fazer a reativação por meio do Meu INSS. Para isso, o segurado deve, primeiro, procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e, depois, acessar o Meu INSS e solicitar o serviço “Reativar Benefício”.

Anúncio

Conforme a legislação, o BPC é revisado a cada dois anos, por isso não deixe de sempre estar atualizado com as informações no Cad único.

Sair da versão mobile