BPC: Veja como resolver se o benefício for suspenso ou cancelado

BPC (fonte INSS)

De acordo com as regras, o BPC LOAS é o benefício assistencial pago pelo INSS para quem não possui contribuições ao Instituto, ou não possui o tempo necessário de recolhimentos para aposentar-se.

Ele é um benefício instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), ou Lei 8.742 criada em 7 de dezembro de 1993.

Anúncio

O Benefício de Prestação Continuada não é vitalício, pois a revisão do auxílio e feita a cada dois anos, e por isso é preciso ter atenção para evitar a suspensão ou cancelamento.

Quem pode receber o BPC?

Atualmente, o benefício é concedido para pessoas com deficiência ou idosos com mais de 65 anos, no valor de um salário mínimo (R$ 1.212) para quem pertence à família, que possui renda per capita menor que ¼ do salário mínimo (R$ 303), em 2022.

Requisitos:

Quando o BPC pode ser suspenso ou cancelado?

De acordo com a Lei, o principal motivo que causa a suspensão do BPC/LOAS é a alteração na renda do grupo familiar. Quando o INSS recebe a informação que a renda per capita do beneficiário sofreu alteração, deixando de ser inferior a 1/4 do salário mínimo o benefício é suspenso.

Publicidade

Outro caso é quando o CadÚnico não está atualizado, pois o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, caso você esteja recebendo o BPC e estiver com o cadastro desatualizado o INSS enviará uma notificação sobre a necessidade de registrado no CadÚnico.

O cidadão que não recebeu a carta de aviso ou não realizou o cadastro terá seu benefício bloqueado.

Anúncio

Dessa forma, o beneficiário terá 30 dias para recorrer ao INSS, pois, sem esse contato, o seu benefício será suspenso. Se a pendencia não for resolvida, o pagamento do BPC nem chegará a ser enviado para a conta bancária, o que significa o cancelamento do benefício.

Carta de aviso

Em alguns casos antes de fazer a suspensão, o INSS encaminha uma notificação para o beneficiário prestar esclarecimentos, informando se ocorreu de fato a alteração na renda per capita da sua família.

Publicidade

Para os casos em que o beneficiário é notificado para prestar esclarecimentos, é possível fazer uma defesa administrativa dentro do prazo previsto, evitando então a sua suspensão.

Se INSS suspender sem a notificação, é possível impetrar o Mandado de Segurança, devido existir essa ausência de notificação, sendo requerido em juízo o restabelecimento do BPC LOAS.

Anúncio

Como atualizar?

Até então, a atualização dos dados do Cadúnico era feita pelo Responsável Familiar em uma unidade do CRAS para informar se houve mudança nas informações.

De acordo com as regras, a atualização do Cadastro Único deve ser feita de 2 em 2 anos, pois todos os meses o Ministério da Cidadania realiza uma averiguação cadastral para verificar se as famílias participantes do programa continuam seguindo os critérios.

Anúncio

Veja camo baixar o app Cad Único

O cidadão deverá baixar o aplicativo do Cadastro Único, disponível para celulares com sistema Android e para dispositivos iOS (iPhone).

Sair da versão mobile