CadÚnico: Veja as regras para inclusão e exclusão do cadastro

CadÚnico

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas de auxílio financeiro, como o Auxílio Brasil. Para aderir ao referido benefício, inclusive, um dos principais requisitos é estar devidamente cadastrado no CadÚnico.

As famílias beneficiadas devem estar atentas à situação do seu cadastro, que deve ser atualizado a cada dois anos, ou sempre que houver alterações na renda e composição familiar, por exemplo.

Anúncio

Em 2022, a principal mudança no CadÚnico é com relação aos critérios de renda para entrar ou sair do cadastro. Os dois principais critérios são:

As famílias que atendem a tais critérios podem pedir a inclusão no CadÚnico e serão mantidas nele, para recebimento de benefícios do governo. Mas pessoas em outras situações também podem entrar no CadÚnico. Confira abaixo:

CadÚnico e Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil, principal programa social do governo, que substituiu o Bolsa Família, utiliza a base de dados do CadÚnico para escolher as famílias beneficiadas. Mas além de estar nessa base de dados, é necessário também atender aos critérios abaixo relacionados:

Publicidade

Como se inscrever no CadÚnico?

A inscrição no CadÚnico é realizada de forma presencial, normalmente pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Mas, dependendo do município, a inscrição pode ser feita em outros lugares, por isso a recomendação é consultar a prefeitura do município.

Apenas o responsável pela família precisa comparecer ao local, com os seguintes documentos:

Anúncio

Programa Alimenta Brasil

Aplicativo Caixa Tem não funciona; como resolver

Publicidade

Auxílio Brasil: Produtor Rural deve ter CadÚnico para inserção no programa

Quando e como atualizar o cadastro no CadÚnico?

De acordo com as regras, o cadastro no CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos, ou nas seguintes situações:

Anúncio
Sair da versão mobile