INSS: Sou obrigado a fazer Prova de Vida?

INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) possui quase 36 milhões de aposentados, pensionistas e demais titulares de benefícios, que necessitavam fazer anualmente a prova de vida junto ao órgão.

Desde 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a prova de vida foi adiada por várias vezes. Para isso não acontecer, o Governo Federal mudou a forma de realização da comprovação de vida.

Anúncio

Como ficou a prova de vida do INSS?

Em fevereiro de 2022, o governo federal assinou uma portaria, que dispensa a Prova de Vida de forma presencial.

A partir de agora, caberá ao INSS certificar-se que o segurado não faleceu. Até então, era o aposentado, que deveria provar que estava vivo, por meio de uma agência bancária para realizar o procedimento.

Para os segurados que possuem biometria facial, registrada no Detran ou no Tribunal Superior Eleitoral, podem realizar a prova de vida digitalmente, por meio do aplicativo Meu INSS.

Publicidade

Para os idosos que possuem mais de 80 anos ou segurados com dificuldade de locomoção podem realizar a solicitação de uma visita a domicílio.

Como ficou a prova de vida?

De acordo com as novas regras, o aposentado e pensionista só irão ao banco fazer a prova de vida se quiserem.

Anúncio

O INSS deverá a partir da publicação da portaria, realizar o cruzamento com diversas bases de dados do governo para comprovar que o segurado está vivo.

A autarquia passou a ter acesso a dados como votação em eleições, registro de transferência de bens, vacinação, consultas pelo SUS, renovação de documentos, dentre outros.

Publicidade

Se houver movimentação nos dez meses posteriores ao aniversário do segurado, o INSS considerará que o aposentado ou pensionista está vivo.

Para os casos em que não acontecer nenhum tipo de movimentação nesse período, o Instituto realizará outras formas de comprovação de vida.

Anúncio

O INSS deverá criar uma forma de realização da prova de vida digital, com um sistema de envio de fotos, por meio de aplicativo, que deverá funcionar a partir de 2023.

Importante ressaltar que o mês de aniversário do segurado como data para realização da prova de vida não mudou, e as novas regras já estão em vigor desde a publicação da portaria em fevereiro de 2022.

Anúncio

Como fazer a prova de vida pelo acesso à internet?

Se o usuário quiser, poderá fazer sua prova de vida pelo seu acesso ao aplicativo ou site do Meu INSS com o selo ouro.

Quando o segurado acessa uma conta do gov.br, é preciso realizar autenticações para comprovar que ele mesmo.

Sair da versão mobile