O Edital do Fies 2018-2 esta disponível, veja detalhes

O Edital do Fies 2018-2 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 10 de julho; com informações relativas à seleção de estudantes para o financiamento Estudantil.

Acesse o Edital do Fies 2018-2

Veja critérios para desempate e como pesquisar a vaga no Fies

Inscrições

As inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 22 de julho, pela internet, no site do Programa (http://fiesselecao.mec.gov.br/)

Conforme edital, poderão se inscrever aqueles estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010; com média acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação

Vagas oferecidas Fies 2018

A previsão é de que o Ministério da Educação (MEC) disponibilize cerca de 150 mil novas vagas, totalizando as 310 mil oportunidades previstas para 2018. Para o primeiro semestre, foram oferecidas 155 mil oportunidades de financiamento.

Além disso, os interessados devem comprovar renda, conforme a modalidade de inscrição:

Fies:

– Rendimentos de até três salários-mínimos per capita, com juros zero prestações no valor máximo de 10% da renda familiar;

P-Fies:

– Comprovação de renda de até cinco salários-mínimos e condições de financiamento definidas pelo agente financeiro;

Além das informações pessoais, o candidato deverá fornecer informações do grupo familiar.

Será necessário ainda que o estudante defina o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

No ato da inscrição, o estudante deve indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade; e pode alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação, será considerada a última alteração feita.

Resultado

O resultado deverá ser publicado no dia 27 de julho, em chamada única; com prazo para comprovação das infirmações até o dia 31 do mesmo mês.

Lista de Espera Fis 2018-2

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies não haverá Lista Espera; os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

Novo Fies

As principais mudanças no Fies, com a criação uma nova categoria de financiamento, foram anunciadas no final de 2017.

Em junho deste ano, o MEC anunciou novas alterações para o programa, na Modalidade Fies, que garante o financiamento a juro zero.

Entre as alterações previstas, que entram em vigor para está edição, são:

– Financiamento mínimo de 50%;
– Aumento no valor máximo de financiamento para R$ 42 mil;
– Adequação do preço das mensalidades;
– Transferência de vagas.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.