• Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Blog do Vestibular
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Blog do Vestibular
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Exercícios

Questões sobre Propaganda política

Mídia, crise e poder totalitário

20 de agosto de 2026
em Exercícios

Veja Também

Questões sobre Economia do Tocantins

Questões sobre Hidrografia do Tocantins

Questões sobre a Geografia do Tocantins

A Crise de 1929 abalou economias, enfraqueceu regimes liberais e ampliou a busca por respostas políticas de massa. Nesse cenário, movimentos e governos totalitários investiram em propaganda para organizar consensos, mobilizar emoções e apresentar soluções simplificadas para problemas complexos.

Mais do que divulgar ideias, a propaganda política nesse contexto articulou símbolos, linguagem, liderança carismática e controle dos meios de comunicação para moldar percepções sociais. As questões a seguir exploram como essa propaganda operou na crise e no fortalecimento dos totalitarismos, exigindo análise histórica cuidadosa.

Como estudar Crise de 1929 e totalitarismos com questões e conteúdos relacionados

Para entender por que a propaganda política ganhou tanta força no período entre guerras, vale retomar as bases do debate econômico em Resumo sobre Liberalismo econômico e testar esse conteúdo com Questões sobre Liberalismo econômico ou com uma seleção complementar de questões sobre Liberalismo econômico. A ruptura provocada por 1929 aparece de forma direta em Resumo sobre Quebra da Bolsa de Nova York, em Questões sobre Quebra da Bolsa de Nova York e em uma continuidade da prática sobre Quebra da Bolsa de Nova York, além de se conectar ao panorama de Resumo sobre Crise de 1929 e totalitarismos e às Questões sobre Crise de 1929 e totalitarismos.

A crise econômica abriu espaço para respostas políticas distintas, o que fica mais claro em Resumo sobre Grande Depressão, Questões sobre Grande Depressão e novos exercícios para aprofundar Grande Depressão. Nos Estados Unidos, essa discussão se articula com Resumo sobre New Deal, Questões sobre New Deal e uma continuidade da prática sobre New Deal. Já no campo dos regimes autoritários, a relação entre mobilização de massas e controle ideológico pode ser aprofundada em Resumo sobre Autoritarismo, Questões sobre Autoritarismo, outros exercícios voltados a Autoritarismo, Resumo sobre Militarismo e Questões sobre Militarismo.

A propaganda também foi decisiva na legitimação de projetos expansionistas e nacionalistas. Esse caminho pode ser revisto em Resumo sobre Expansionismo, Questões sobre Expansionismo e novos exercícios para aprofundar Expansionismo, bem como em Resumo sobre Fascismo italiano, Questões sobre Fascismo italiano e uma seleção complementar de questões sobre Fascismo italiano. O mesmo raciocínio ajuda a compreender Resumo sobre Nazismo alemão, Questões sobre Nazismo alemão e uma continuidade da prática sobre Nazismo alemão, além da centralidade do líder em Resumo sobre Culto ao líder, Questões sobre Culto ao líder e mais atividades de revisão sobre Culto ao líder.

Outro desdobramento importante aparece na construção de inimigos internos e externos. Isso pode ser estudado em Resumo sobre Antissemitismo, Questões sobre Antissemitismo e mais atividades de revisão sobre Antissemitismo, além de ganhar dimensão prática no conflito tratado em Resumo sobre Guerra Civil Espanhola, Questões sobre Guerra Civil Espanhola e outros exercícios voltados a Guerra Civil Espanhola. Para fechar a revisão, compare esta página com Resumo sobre Propaganda política, retome uma seleção complementar de questões sobre Propaganda política e avance para mais atividades de revisão sobre Militarismo ou para novos exercícios para aprofundar Crise de 1929 e totalitarismos.

Questões sobre Propaganda política

Questão 01

No contexto da Crise de 1929 e da ascensão dos totalitarismos, qual característica define melhor a função da propaganda política na construção de apoio social?

Gabarito: alternativa B). Correto. A propaganda converteu medo e instabilidade em apoio afetivo a lideranças e projetos autoritários.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. A propaganda totalitária não priorizava pluralidade, mas alinhamento político e adesão controlada.
  • B) Correto. A propaganda converteu medo e instabilidade em apoio afetivo a lideranças e projetos autoritários.
  • C) Incorreta. O objetivo central não era autonomia crítica, e sim orientação ideológica das percepções.
  • D) Incorreta. A propaganda articulava cultura e política, ligada a conflitos sociais e econômicos concretos.
  • E) Incorreta. Ela ia muito além da informação administrativa, buscando mobilizar crenças, emoções e lealdades.

Questão 02

Um historiador analisa cartazes, cinejornais e comícios de massa produzidos nos anos posteriores à Crise de 1929. Qual interpretação melhor explica a eficácia política desses recursos nos regimes totalitários?

Gabarito: alternativa D). Correto. Repetição, simplificação e apelo simbólico foram decisivos para mobilizar massas em crise.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. A propaganda raramente privilegiava comparação técnica; buscava impacto emocional e adesão rápida.
  • B) Incorreta. O objetivo não era estimular dissenso, mas organizar consenso e disciplinar a esfera pública.
  • C) Incorreta. Houve forte intervenção estatal e coordenação política da produção cultural e midiática.
  • D) Correto. Repetição, simplificação e apelo simbólico foram decisivos para mobilizar massas em crise.
  • E) Incorreta. Os regimes intensificaram símbolos e emoções, não argumentos acadêmicos longos e distantes.

Questão 03

A propaganda política dos totalitarismos, no ambiente de crise econômica e social dos anos 1930, frequentemente associava o líder à ideia de nação porque isso

Gabarito: alternativa A). Correto. O culto ao líder fundia lealdade pessoal e identidade nacional.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. O culto ao líder fundia lealdade pessoal e identidade nacional.
  • B) Incorreta. Imagens heroicas eram intensamente usadas para glorificar o chefe e o regime.
  • C) Incorreta. Cerimônias e rituais foram ampliados justamente para fortalecer obediência e identificação coletiva.
  • D) Incorreta. O medo social era frequentemente explorado para justificar autoridade concentrada e vigilância.
  • E) Incorreta. Os totalitarismos buscavam mobilização constante, penetrando amplamente a vida social.

Questão 04

Durante a década de 1930, vários regimes totalitários exploraram o rádio como instrumento político. Qual análise explica melhor a relevância desse meio no contexto da Crise de 1929?

Gabarito: alternativa E). Correto. O rádio levou a voz do regime ao cotidiano, ampliando alcance e intimidade política.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. O rádio facilitava alcance popular e dispensava leitura extensa em grande parte do público.
  • B) Incorreta. Predominou a centralização da mensagem, não a livre reinterpretação descentralizada.
  • C) Incorreta. O meio fortaleceu a figura do líder, não sua redução na cena política.
  • D) Incorreta. O rádio complementava comícios, cartazes e cinema; não os tornou dispensáveis.
  • E) Correto. O rádio levou a voz do regime ao cotidiano, ampliando alcance e intimidade política.

Questão 05

Quando a propaganda totalitária atribuía a crise a inimigos internos ou externos, ela buscava principalmente

Gabarito: alternativa C). Correto. A construção de inimigos ajudava a unificar apoiadores e legitimar repressão.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. Os regimes ampliavam a ação estatal sobre identidades e lealdades coletivas.
  • B) Incorreta. O recurso servia mais à exclusão política do que à integração de opositores.
  • C) Correto. A construção de inimigos ajudava a unificar apoiadores e legitimar repressão.
  • D) Incorreta. A propaganda reforçava a permanência e a necessidade histórica do regime.
  • E) Incorreta. O objetivo era simplificar e direcionar percepções, não estimular concorrência interpretativa.

Questão 06

Em muitos regimes totalitários, juventude, esporte, uniformes e grandes cerimônias apareceram de forma recorrente na propaganda. Qual interpretação é historicamente mais adequada para esse fenômeno?

Gabarito: alternativa B). Correto. A encenação coletiva reforçava pertencimento, disciplina e identificação com o regime.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. Encenações públicas foram centrais, ao contrário da imprensa crítica e pluralidade parlamentar.
  • B) Correto. A encenação coletiva reforçava pertencimento, disciplina e identificação com o regime.
  • C) Incorreta. Houve forte intervenção na juventude, educação e valores cívicos.
  • D) Incorreta. O Estado buscava grande visibilidade e presença organizada na vida pública.
  • E) Incorreta. A estética foi intensamente politizada, não enfraquecida, no contexto totalitário.

Questão 07

A relação entre censura e propaganda nos totalitarismos do período entre guerras pode ser compreendida como

Gabarito: alternativa E). Correto. Propaganda e censura funcionavam juntas na construção do consenso controlado.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. A eficácia propagandística aumentava quando mensagens rivais eram contidas.
  • B) Incorreta. Ambos foram instrumentos decisivos de consolidação totalitária.
  • C) Incorreta. Censura fortalecia, e não enfraquecia, o predomínio simbólico da propaganda oficial.
  • D) Incorreta. Não se tratava de medida passageira vinculada apenas à conjuntura econômica.
  • E) Correto. Propaganda e censura funcionavam juntas na construção do consenso controlado.

Questão 08

Ao comparar propaganda política em regimes totalitários com comunicação governamental em democracias liberais fragilizadas pela Crise de 1929, qual distinção é mais precisa?

Gabarito: alternativa A). Correto. Totalitarismos fundiam poder, verdade e liderança, reduzindo o espaço do dissenso.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Totalitarismos fundiam poder, verdade e liderança, reduzindo o espaço do dissenso.
  • B) Incorreta. Democracias também recorreram à persuasão pública, embora em contexto institucional distinto.
  • C) Incorreta. A propaganda totalitária era fortemente centralizada e coordenada pelo poder estatal.
  • D) Incorreta. Símbolos e emoções foram componentes essenciais da propaganda totalitária.
  • E) Incorreta. Regimes totalitários utilizaram intensamente rádio, cinema, cartazes e cerimônias.

Questão 09

Em termos históricos, a repetição insistente de slogans na propaganda dos anos 1930 era eficaz porque

Gabarito: alternativa D). Correto. A repetição tornava mensagens simples familiares e aparentemente evidentes.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. A repetição buscava simplificar, não ampliar interpretações complexas da crise.
  • B) Incorreta. Ela reforçava o líder e o regime, não instituições autônomas mediadoras.
  • C) Incorreta. A propaganda procurava presença contínua no cotidiano social e político.
  • D) Correto. A repetição tornava mensagens simples familiares e aparentemente evidentes.
  • E) Incorreta. Símbolos nacionais eram intensificados, junto a mensagens emocionalmente mobilizadoras.

Questão 10

Considere a seguinte situação hipotética: em um país abalado pelo desemprego e pela desorganização econômica após 1929, o governo totalitário promove filmes, desfiles e cartazes que mostram ordem, trabalho e unidade nacional. Qual conclusão histórica é mais adequada?

Gabarito: alternativa C). Correto. A propaganda ligava ordem e recuperação à autoridade política centralizada.

Comentários por alternativa:

  • A) Incorreta. A lógica totalitária buscava convergência, não competição aberta de interpretações.
  • B) Incorreta. O regime procurava direção política central e forte mobilização simbólica.
  • C) Correto. A propaganda ligava ordem e recuperação à autoridade política centralizada.
  • D) Incorreta. A propaganda articulava economia e política para reforçar confiança no regime.
  • E) Incorreta. O propósito era ampliar a identificação entre Estado, sociedade e liderança.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre Crise de 1929 e totalitarismos
  • QuestõesQuestões sobre Crise de 1929 e totalitarismos – parte 2
  • QuestõesQuestões sobre Liberalismo econômico
  • QuestõesQuestões sobre Liberalismo econômico – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Liberalismo econômico
  • QuestõesQuestões sobre Quebra da Bolsa de Nova York
  • QuestõesQuestões sobre Quebra da Bolsa de Nova York – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Quebra da Bolsa de Nova York
  • QuestõesQuestões sobre Grande Depressão
  • QuestõesQuestões sobre Grande Depressão – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Grande Depressão
  • QuestõesQuestões sobre New Deal

EnviarCompartilharCompartilharTweetCompartilhar
Postagem Anterior

Resumo sobre Antissemitismo

Próxima Postagem

Questões sobre Propaganda política – parte 2

Postagens Relacionadas

Questões sobre Economia do Tocantins

20 de setembro de 2026

Questões sobre Hidrografia do Tocantins

20 de setembro de 2026

Questões sobre a Geografia do Tocantins

Questões sobre a Geografia do Tocantins – parte 2

Questões sobre Relevo do Tocantins

Questões sobre Clima do Tocantins

Próxima Postagem
Dúvidas de Português

Agitar ou ajitar: como se escreve?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PESQUISAR

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Últimas Notícias

Auferir ou aferir: qual é a diferença?

30 de setembro de 2026
Dúvidas de Português

Íngreme ou ingreme: como se escreve?

30 de setembro de 2026
informações processo seletivo iftm 2027

Processo seletivo IFTM 2027 abre 638 vagas em cursos de graduação gratuitos

30 de setembro de 2026
ufr

Gestão Ambiental EAD gratuito UFR 2026: Inscrições seguem até 5 de outubro

30 de setembro de 2026
  • Tendência
  • Comentários
  • Mais Recente
Pé-de-meia: a poupança do Ensino Médio

Pé-de-Meia bloqueado: entenda por que a parcela não caiu e como resolver

16 de agosto de 2026
Pé-de-meia: a poupança do Ensino Médio

Pé-de-Meia libera R$ 200 em setembro de 2026; confira as datas dos depósitos

8 de setembro de 2026
Sisu+ 2026: Veja quem pode participar e quais são os requisitos

Sisu+ 2026: Inscrições, datas, regras e quem pode participar

29 de maio de 2026
Pé-de-Meia

Pé-de-Meia em julho: veja por que o pagamento pode não ter sido depositado

9 de agosto de 2026
Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Enem 2017 publicação do edital em fevereiro

61

Dicas para o que levar para a Prova Encceja 2018, no próximo dia 5 de agosto

30

Unimontes divulga edital e inscrições referentes ao PAES 2018

27
Encceja 2017: Dicas prova

Encceja: Cronograma e Locais de provas

26

Auferir ou aferir: qual é a diferença?

30 de setembro de 2026
Dúvidas de Português

Íngreme ou ingreme: como se escreve?

30 de setembro de 2026
informações processo seletivo iftm 2027

Processo seletivo IFTM 2027 abre 638 vagas em cursos de graduação gratuitos

30 de setembro de 2026
ufr

Gestão Ambiental EAD gratuito UFR 2026: Inscrições seguem até 5 de outubro

30 de setembro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

© 2024 Blog do Vestibular e Notícias.