O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi publicado nesta quarta-feira, 2 de junho, no Diário Oficial da União.
Em 2021, diferentemente da edição anterior, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais.
Tal iniciativa é uma forma de ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep menciona ainda as seguintes medidas para garantir que o cronograma seja cumprido:
- Otimização e encurtamento dos processos de transporte e armazenamento das provas, com novas estratégias seguidas pelos Correios;
- Prorrogação do contrato com a gráfica responsável pela edição de 2020, dispensando a necessidade de uma nova licitação.
Inscrições e datas Enem 2021
A inscrição deverá ser feita na Página do Participante, no período de 30 de junho a 14 de julho. Para quem não conseguiu a isenção, a taxa a ser paga será de R$ 85.
Confira o cronograma do Enem 2021
- Inscrições: 30/6 a 14/7;
- Pagamento da inscrição: até 19/7;
- Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7;
- Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7;
- Provas: 21 e 28/11
Horário das das provas (hora de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento dos portões: 13h;
- Início das provas: 13h30;
- Término das provas no 1º dia: 19h;
- Término das provas no 2º dia: 18h30;
Regras de prevenção à Covid-19
Nesta edição também será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19.
No edital, há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos. Não seguir estes protocolos de prevenção leva à eliminação do estudante.
Para que servem as notas do Enem 2021?
Confira abaixo os programas e seleções que utilizam as notas do Enem para acesso de estudantes no ensino superior, em diversas Instituições de ensino federais e particulares, conforme regulamento do Exame:
- Vagas no Sisu: Pela nota no Enem o estudante disputará vagas em universidades públicas e gratuitas por meio do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como o candidato usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.
- Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também para a disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni, Programa Universidade para Todos.
- Financiamento Fies: Para o estudante que quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.
- Ingresso em mais de 50 Instituições Portuguesas, que firmaram convênio com o INEP.
- Vagas no Pronatec: A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição a cada ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
- Complemento ao vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
- Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar provas para ingresso.
- Seleção para vagas ociosas: Após a realização de todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos de graduação.
- Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições utilizam ainda as notas do Enem para selecionar os candidatos para transferência para seus cursos de graduação.