UFSM divulga Lista de Espera com chamadas entre 10 e 17 de agosto

A UFSM disponibilizou aos Candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2020-2) a chamada oral da Lista de Espera.

Vagas Lista de Espera UFSM Sisu 2020.2

A UFSM disponibiliza 1.200 vagas, em 40 cursos de graduação nos campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Santa Maria.

Como concorrer?

Para concorrer, os estudantes deverão realizar a habilitação para as chamadas orais online, enviando toda a sua documentação em formato PDF, de 10 a 17 de agosto, através do Portal da Confirmação de Vaga.

A Universidade publicou o Edital N. 027/2020-Prograd com todas as orientações necessárias, tais como o quadro de vagas e a lista de convocados para a chamada oral online.

UFSM Lista de Espera Sisu 2020.2

De acordo com a UFSM, nesta edição do SiSU, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o processo de chamada oral online da lista de espera do SiSU 2020-2 foi readequado em sete momentos:

  • Habilitação no Portal da Confirmação de Vaga, com envio dos documentos em PDF pelo candidato, de 10 a 17 de agosto;
  • Sessão pública de leitura da listagem de classificados na chamada oral para preenchimento das vagas, realizada pela Comissão de Ingresso Acadêmico e transmitida via ufsm.br/farol no dia 18 de agosto, às 14h;
  • Webconferências via Google Meet em dia e horário específico, para candidatos das cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência (L2, L6, L9, L10, L13 ou L14), de acordo com cronograma de entrevistas a ser publicado no dia 19 de agosto em ufsm.br/sisu. As webconferências ocorrerão de 24 a 27 de agosto;
  • Processamento da documentação e das webconferências pelas Comissões;
  • Envio de e-mail pela UFSM informando o deferimento do candidato e número de matrícula; ou email de indeferimento; informando os documentos incorretos ou faltantes e concedendo prazo de até 72 horas para complementação documental ou de dados no Portal da Confirmação de Vaga por parte do candidato;
  • Análise de recursos dos candidatos indeferidos, pelas Comissões pertinentes, e envio de novo e-mail informando reversão (deferimento) ou indeferimento definitivo;
  • Lançamento de novo Edital de Chamada Oral Online da Lista de Espera em ufsm.br/sisu, caso haja sobra de vagas, após análise dos recursos de indeferimento pelas Comissões.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) salienta que o processo de habilitação às chamadas orais gera apenas a expectativa de ocupação da vaga.

Matrícula

A efetivação da matrícula do candidato somente estará garantida após o atendimento das condições exigidas pelo Edital N. 027/2020-Prograd, quanto à análise das documentações e informações prestadas às Comissões pertinentes (Documentação, Análise socioeconômica, Autodeclaração, Acessibilidade), de acordo com cada candidato.

A confirmação de vaga é finalizada com sucesso somente após o envio de email de deferimento pela UFSM; com o número de matrícula, garantindo que tudo correu bem com a documentação apresentada.

O candidato então estará automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro semestre de seu curso; devendo buscar via e-mail outras orientações junto à Coordenação/Secretaria de Curso.

Orientações para a habilitação à chamada oral online

Os candidatos interessados nas vagas da UFSM, com o nome na lista de espera, deverão realizar a habilitação em chamada oral, no sistema e o envio de sua documentação digitalizada em PDF; mesmo que em sua colocação ele esteja fora do número de vagas anunciado previamente no quadro de vagas. A habilitação garante participação automática nas próximas chamadas orais online da lista de espera.

Se o candidato perder o prazo ou não quiser se habilitar agora as vagas, poderá fazê-lo nas próximas chamadas orais online da lista de espera do SiSU 2020-2; se houver sobra de vagas para seu curso, de acordo com editais a serem publicados futuramente.

A habilitação é recomendada também para aqueles candidatos que não possuem vagas anunciadas em sua cota no quadro de vagas, pois pode ocorrer migração de vagas entre as cotas durante a sessão pública de leitura da listagem de classificados. Caso alguma cota apresente, na sessão pública, número de vagas superior ao de pessoas habilitadas na chamada para aquela cota, as vagas migrarão entre as cotas até lograr preenchimento, podendo chegar à ampla concorrência.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.