Carreira Jurídica: entenda como é a profissão de Advogado

Uma das áreas profissionais mais buscadas pelos estudantes brasileiros é o Direito. Mas ter uma carreira jurídica exige muita dedicação. Por isso, entenda como é a profissão de advogado.

O advogado é o profissional que se dedica a defender interesses de pessoas físicas ou jurídicas. Segundo a OAB, existem mais de 980 mil advogados atuando no país (dados de 2018).

Esses especialistas se dividem em diferentes áreas de atuação, uma vez que o Direito engloba uma série de vertentes.

Quer entender mais? Saiba tudo sobre como é a profissão de advogado, a seguir.

Profissão advogado

Podemos resumir como é a profissão de advogado em duas palavras: defender interesses.

Por meio da legislação de um país, o advogado trabalha para desenvolver argumentos capazes de convencer um juiz, júri ou mediadores de que a justificativa de seu cliente é adequada.

É o advogado que analisa um caso para elaborar uma defesa e apresenta o processo para a justiça. Posteriormente, o profissional vai acompanhar o andamento desse processo nos tribunais.

Por trabalhar diretamente com as leis de uma nação, o advogado precisa estar sempre bem informado, para localizar oportunidades em uma defesa.

Onde trabalhar como advogado

Um dos pontos para entender como é a profissão de advogado é saber onde este profissional atua.

Normalmente, os advogados trabalham em um escritório, onde se especializam em uma área do Direito.

Com a quantidade de leis elaboradas em países como o Brasil, atuar em todos os tipos de defesa é praticamente impossível para um advogado.

Por isso, quem quer ter uma carreira jurídica deve optar por se especializar em áreas como direito Civil, Trabalhista, Previdenciário, Penal, Empresarial, Ambiental, Tributário, Eleitoral e Constitucional.

Além disso, novas áreas do Direito têm sido exploradas, como o Direito Internacional e o Direito Esportivo, como é detalhado no blog Advocacia Maria Pessoa.

Um advogado pode também trabalhar na assessoria jurídica, que é quando o profissional é contratado para analisar contratos e verificar se, legalmente, alguma ação é permitida.

Profissionais formados em Direito podem ainda atuar como juízes, professores universitários, ou participar de concursos públicos.

Requisitos para ser advogado

Nem todas as profissões contam com exigências específicas, como é a profissão de advogado. Mas quem quer ter uma carreira jurídica precisa cumprir alguns requisitos de estudos.

Para começar, o advogado tem a obrigação de contar com um curso superior, de uma faculdade de Direito reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O período de formação leva cinco anos, onde o estudante tem os primeiros contatos com as áreas de atuação do Direito, com ensinos teóricos e práticos (como o estágio).

Além da formação, o advogado precisa ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que é composto de uma parte objetiva e outra descritiva.

Esse é um teste bastante rigoroso, com índice de aprovação de 61,28% dos participantes. Por conta disso, os recém-formados precisam se dedicar aos estudos para serem aprovados e receberem o direito de atuar como advogados.

Como é a profissão de advogado no dia a dia

Uma das dúvidas mais comuns de quem está cogitando a carreira jurídica é: como é a profissão de advogado no dia a dia.

De forma geral, o advogado recebe o cliente em seu escritório, que apresenta as informações principais sobre o caso.

Com base nisso, o advogado vai estudar a legislação, buscar provas e trabalhar de forma colaborativa com o cliente para encontrar a solução ideal para o caso.

O advogado também é responsável por desenvolver os documentos do caso e encaminhar aos tribunais, acompanhando cada etapa, prestando ainda o aconselhamento ao cliente.

Quanto ao salário, os advogados recebem honorários, que são combinados anteriormente com o cliente.

Apesar de ser uma profissão bastante desafiadora, atuar como advogado coloca o profissional em contato direto com os mais variados tipos de história, o que pode ser muito compensador.

Com uma rotina que exige criatividade para solucionar os casos, os advogados têm novidades todos os dias.

Ao entender como é a profissão de advogado você consegue checar se a carreira jurídica é ideal para você e se preparar para o futuro que essa área apresenta.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.