(Enem/2025 – 2ª aplicação) Quando comparamos o fenômeno da urbanização do Brasil com o de países desenvolvidos, percebemos que os processos foram diferentes. No segundo caso, o crescimento das cidades e
a industrialização ocorreram paralelamente à transformação do meio rural, gerando uma urbanização gradativa e uma acentuada queda na natalidade. No caso brasileiro, a entrada de tecnologia e de capital estrangeiro imprimiu um novo ritmo à economia brasileira. Enquanto o setor agrário sofria um rápido processo de mecanização liberando mão de obra, as cidades sofriam um processo de crescimento demográfico repentino, com a população urbana passando de 45% em 1960 para 85% em 2010.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2011 (adaptado).
No contexto apresentado, as transformações espaciais foram consequência da
A) redução de intervenção estatal.
B) ampliação de direitos trabalhistas.
C) intensificação de cargas tributárias.
D) privatização de empresas deficitárias.
E) implantação de política desenvolvimentista.
RESOLUÇÃO:
O texto descreve o processo de urbanização acelerada do Brasil (de 1960 a 2010), impulsionado pela entrada de capital estrangeiro, tecnologia e mecanização do campo. Esse cenário é o resultado direto do modelo econômico adotado pelo Estado brasileiro na segunda metade do século XX.
A política desenvolvimentista foi a estratégia econômica predominante no Brasil, especialmente durante o governo de Juscelino Kubitschek (anos 50) e o Regime Militar (anos 60 e 70). Suas características principais alinham-se perfeitamente com o texto do enunciado.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre governo de JK, do Enem 2013
– Resolução da questão sobre governo de JK, da Fuvest 2024
– Questão resolvida sobre desenvolvimentismo, da UEL 2015










