(Zarns/2025)

Nesse poema, o sujeito poético
A) rejeita os que se fingem de amigos para desestruturá-lo.
B) contra-argumenta que não dá crédito a alusões derrotistas.
C) enaltece o seu potencial de superar obstáculos no dia a dia.
D) ridiculariza aqueles que se acham capazes de prever os fatos.
E) evita contatos com dissimulados, por sua conduta contraditória.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. O poema não especifica que os “pessimistas” são amigos ou que fingem ser. A ênfase está na mensagem pessimista, não na identidade de quem a profere.
B) Correta. Esta alternativa descreve perfeitamente a atitude do sujeito poético. A “alusão derrotista” é a frase “Você não vai conseguir”. A sua contra-argumentação não é um debate direto, mas sim a afirmação de que ele é um “ouvinte desatento” a esse tipo de comentário, ou seja, ele não dá crédito a eles. Esta é a essência do poema.
C) Incorreta. Embora a atitude do sujeito poético seja positiva e o ajude a superar obstáculos, o foco principal do texto não é enaltecer seu potencial, mas sim descrever sua estratégia para lidar com a negatividade externa.
D) Incorreta. O tom do poema não é de ridicularização. É um tom de autoconfiança e de uma escolha consciente de ignorar a negatividade. Ele não zomba dos pessimistas, apenas se declara imune à influência deles.
E) Incorreta. O poema sugere que o contato ocorre (“Ainda que me digam…”), o que o sujeito evita é dar atenção à mensagem. Além disso, o texto não os chama de “dissimulados” nem menciona uma “conduta contraditória”.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre o poema o Fazedor de Amanhecer, da UFGD 2021
– Resolução da questão sobre o poema O Bicho, da UFRGS 2025
– Questão comentada sobre o poema Os ratos, da Fuvest 2025
Organize seus Estudos
Post-it, 3M, Bloco de Notas, Cascata Misto, 4 Cores
Preço: R$ 31,90