UFJF PISM 2018: Inscrições abertas

UFJF PISM 2018: Inscrições abertas
5 (100%) 1 vote

UFJF PISM 2018: Inscrições abertas referentes aos módulos I (triênio 2017-2019), II (triênio 2016-2018) e III (triênio 2015-2017) do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism); da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Inscrições

De acordo com Edital, as inscrições poderão ser realizadas de hoje,  4 de setembro; às 19h do dia 29 de setembro; exclusivamente on-line, no site da Comissão de Processos Seletivos (Copese).

Para se inscrever; o candidato deverá acessar o  site da Copese; realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União; referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 110. O pagamento deverá ser feito até 20h do dia 29 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil.

Novidade Pism 2018

A novidade desta edição é que o Módulo III do Pism reserva, para os ingressos no primeiro e no segundo semestre de 2018; 50% do total de vagas na UFJF; e as demais 50% são destinadas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até então, a relação era 30% de vagas para o Pism e 70% para o Sisu.

Vagas PISM UFJF 2018

Dessa forma, o Módulo III do Pism oferecerá um total de 2.323 vagas para ingresso em 2018, em 72 cursos, sendo 1.908 vagas em 62 cursos no campus Juiz de Fora e 415 vagas em dez cursos no campus de Governador Valadares.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos que quiserem solicitar isenção da taxa deverão fazer o pedido no ato da inscrição on-line, no site da Copese, das 15h de 4 de setembro às 15h de 11 de setembro.

Não serão aceitas solicitações de isenção por quaisquer outros meios. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou recebido bolsa total em escola da rede privada. Essa condição serve apenas para os pedidos de isenção.

Sistema de cotas

Outra mudança que ocorrerá a partir desta edição do Pism é a reserva no Módulo III de vagas para pessoas com deficiência dentro das cotas previstas para escola pública já existentes até então.

Do total de vagas, no mínimo 50% devem ser destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesse caso, não se aplicam as escolas filantrópicas, Telecurso, nem bolsistas de escolas privadas.

O restante vai para a ampla concorrência, denominado Grupo C. Dentro do total de cotistas oriundos das escolas públicas, há oito grupos – A; A1; B; B1; D; D1; E; e E1 – diferenciados por renda, raça ou grupo étnico e deficiência.

O Grupo A é formado por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O grupo A1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo A.

O Grupo B é formado por candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, não autodeclarados pela cota racial; enquanto o Grupo B1 é para candidatos com deficiência, não optantes pelas cotas raciais e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O Grupo C é dedicado à ampla concorrência: candidatos que se inscrevem independente da declaração de renda, escola, cor, origem racial ou deficiência.

O Grupo D é para aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas, independente da renda. O Grupo D1 para candidatos optantes pelas cotas raciais, que têm alguma deficiência, mas que não comprovam renda máxima.

O Grupo E é para candidatos que estudaram em escola pública, mas não autodeclarados pela cota racial; nem comprovam renda máxima. O Grupo E1 é para candidatos com as características do Grupo E, mas que têm alguma deficiência.

Como ação afirmativa própria da UFJF, o Pism 2018 criou o Grupo F, que destina vagas para candidatos surdos exclusivamente para o curso de Letras-Libras.

Nome social

Outra novidade nesta edição é que os candidatos travestis ou transexuais podem solicitar a inscrição com uso do nome social; pelo qual preferem ser chamados cotidianamente e que reflete sua identidade de gênero.

A opção respeita o Decreto 8.727/2016 da Presidência da República e a Resolução 04/2017 do Conselho Superior (Consu) da UFJF.

Para usar o nome social, é necessário solicitar o atendimento por meio de formulário próprio disponibilizado no  site da Copese; das 15h de 4 de setembro às 15h de 29 de setembro.

Os solicitantes deverão encaminhar à Copese o formulário preenchido, acompanhado de cópia do documento de identidade em uma das três formas:

-Pelos Correios, para Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese, Avenida Presidente Costa e Silva, 1518 – 2º andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000; com a inscrição “Assunto: Solicitação de Uso de Nome Social” do lado de fora do envelope, com data de postagem até 29 de setembro;

-Pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Juiz de Fora, no prédio da Reitoria, de segunda a sexta, das 8h às 18h;

-Pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Governador Valadares, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Os candidatos menores de 18 anos devem completar o formulário com as assinaturas dos pais ou responsável, com cópia de documento de identidade do responsável. O formulário será analisado para deferimento.

Comprovante definitivo de inscrição PISM UFJF

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 21 de novembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 22 de outubro ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; em 24 e 25 de outubro ocorre a prova de Prática Musical.

Provas PISM UFJF 2018

As provas para os três módulos do PISM serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição.

As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante 1h30 após o início das provas. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.

Resultados PISM UFJF

O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 31 de outubro.

As notas das provas do Módulo III do PISM serão divulgadas no dia 1º de fevereiro de 2018. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 8 de fevereiro de 2018.

As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 8 de março de 2018; sendo o resultado final publicado em 15 de março de 2018.

Outras informações: (32) 2102-3755/ 3738 (Copese-UFJF).; ou faça a leitura atenta do edital do Edital PISM 2018.

Dicas para os Vestibulandos

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

2 comments… add one
  • MARCIO DE CARVALHO NEVES

    PRECISO DE AJUDA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO DE MINHA FILHA NO PISM MODULO l
    INFORMO TODOS OS DADOS CORRETAMENTE, MAS AO FINAL, INFORMA QUE O FORMATO DOS TELEFONES ESTÃO ERRADOS – MAS ESTÁ CORRETO – NÃO CONSIGO PASSAR DISSO,
    SOLICITO AJUDA, hoje ja é dia 26-09
    AGUARDO

Leave a Comment