UNESP adia as provas da segunda fase do Vestibular 2021

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou que resolveu adiar a segunda fase do Vestibular 2021, cujas provas estavam marcadas para o próximo domingo (28).

De acordo com a instituição, o adiamento é devido às dificuldades geradas pelo agravamento da pandemia de Covid-19, especialmente em cidades com impossibilidade de aplicação de prova. Em breve a nota data será liberada pela Universidade.

As provas seriam aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os estudantes teriam que elaborar uma redação e responder 60 perguntas objetivas sobre conhecimentos específicos.

A Unesp informou ainda que ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo), conforme o calendário divulgado.

Vestibular

As provas da primeira fase foram realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro em 34 cidades. Normalmente, a referida etapa ocorre em apenas um dia, mas a organização do vestibular optou por dividir os estudantes em dois dias para evitar aglomerações.

No primeiro dia, os candidatos dos cursos de biológicas fizeram os testes. No segundo dia, foi a vez de concorrentes das carreiras de exatas e humanas.

As provas foram compostas por 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática.

No total, 80.474 estudantes se inscreveram no processo seletivo, mas 13.105 faltaram aos exames, o que resultou em abstenção de pouco mais de 16%.

O resultado da primeira fase do vestibular 2021 da Unesp saiu no dia 17 de fevereiro. Foram aprovados para a segunda fase 35.434 candidatos.

Vagas oferecidas

Em 2021, o vestibular oferta 7.630 vagas, as quais são divididas em 3.801 chances para ampla concorrência e 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Concorrência

De acordo com a Unesp, o curso de Medicina, ministrado na cidade de Botucatu, é o mais concorrido do processo seletivo. Neste ano, 27.959 estudantes estão disputando 90 vagas, o que resulta em 310 candidatos por vaga.

Veja os cursos mais procurados

  • Medicina, em Botucatu: 310 candidatos por vaga (c/v);
  • Psicologia – integral -, em Bauru: 49 c/v;
  • Direito – matutino -, em Franca: 43 c/v

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.