UFRGS usará as notas do Enem para o Processo Seletivo 2021.2

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e a Pró-Reitoria de Gradução informam que a previsão para uma possível aplicação do Concurso Vestibular de forma presencial ainda não será possível.

De acordo com a decisão nº 076/2021 do Conselho Universitário, no Processo Seletivo para ingresso no segundo semestre, dos cursos de graduação da UFRGS (PS 2021/2), os candidatos poderão usar notas das edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, e a reserva de 50% das vagas permanece para o programa de ações afirmativas.

Inscrição

A inscrição para o Processo Seletivo 2021/2 oferecerá 1.418 vagas e terá o valor de R$ 40,00. As datas das inscrições ainda não foram definidas.

Quem poderá se inscrever?

Poderá se inscrever o candidato que tenha ao menos uma nota válida nos processos de Enem ou Vestibular dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020. (O processo se limita a resultados anteriores, não haverá aplicação de prova).

De acordo com a universidade, para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso. Não é o candidato que escolhe a nota para concorrer. Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos.

Curso de Música

Os candidatos que optarem, no PS 2021/2, pelo curso de Música necessitarão, adicionalmente, de aprovação na prova de habilitação específica de instrumento, que pode ser de duas formas: a) com a utilização de alguma aprovação (na mesma modalidade/habilitação, com o mesmo instrumento) nas edições do Concurso Vestibular de 2017 a 2020; b) ou com a realização da prova remota, que consistirá no envio virtual de arquivo de vídeo, de acordo com as orientações a serem divulgadas na página Instituto de Artes. Os candidatos a este curso podem indicar, na inscrição, uma segunda opção de ingresso em caso de reprovação na prova de habilitação específica.

Isenção de taxa

No dia 30 de julho, será divulgado o Edital de Solicitação de Benefício – Isenção do valor da taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2021/2.

A isenção será concedida ao solicitante que comprovar CUMULATIVAMENTE:

  • Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional.
  • Ter cursado, ou estar cursando e concluir, até o mês de dezembro do ano de 2021, a totalidade do Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.
  • Para fins da solicitação desse benefício, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando e concluir até o mês de dezembro do ano de 2021.

As aulas referentes ao semestre 2021/2 serão iniciadas no dia 17 de janeiro de 2022.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.