MEC lançou o curso de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) lançou, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), o curso de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização.

Público alvo

A iniciativa trata-se de uma formação composta por sete módulos de conteúdo, destinada especialmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização.

O curso, que está disponível na plataforma Avamec, pode ser proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil engajada no assunto.

Estratégias e conteúdo

O curso apresenta estratégias de ensino e atividades destinadas ao 1º e 2º ano do ensino fundamental. Todas as estratégias são baseadas em evidências científicas e são de caráter prático, voltadas à sala de aula. Os conteúdos mais elementares são úteis para crianças do último ano da pré-escola que, apesar de não estarem sendo alfabetizadas, podem desenvolver importantes habilidades que facilitarão o futuro processo de alfabetização. Além disso, os conteúdos também podem servir como reforço para crianças de idades mais avançadas.

A formação apresenta, ainda, conteúdos como fluência, vocabulário, produção de escrita, conhecimento alfabético e mais.

Inscrição e Certificação

A inscrição e a participação no curso são gratuitas e livres para todos, independendo da adesão do ente federativo, ao programa Tempo de Aprender.

Ao final do curso será disponibilizado um certificado, que apresenta a média final, a data de início e de conclusão das aulas.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.