UFRGS divulga edital do Vestibular 2021, com inscrição a partir de 17 de maio

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou o Edital do Processo Seletivo 2021/1 (PS 2021/1), com oferta de 2.562 vagas para ingresso em 82 cursos de graduação.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período de 17 a 30 de maio de 2021, por meio do site do PS 2021/1.

A inscrição terá o valor de R$ 40 e poderá ser feita pelo candidato, que tenha ao menos uma nota válida nos processos de Enem ou Vestibular dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020.

De acordo com a Universidade, nesse processo, os candidatos poderão usar notas das edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020.

O PS 2021/1 contemplará as vagas anteriormente destinadas ao primeiro semestre no Concurso Vestibular 2021, suspenso por causa do agravamento da pandemia de covid-19, conforme decisão do Conselho Universitário (Consun) de 23 de abril.

Notas mínimas

Para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso. Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos.

O Manual do Candidato estará disponível a partir de segunda-feira, dia 17 de maio no site da Coperse.

Isenção de taxa

De acordo com a Universidade, a isenção do valor da inscrição será concedida apenas àqueles contemplados no edital que seria destinado ao Vestibular 2021 e cujos nomes já estão indicados no site da Coperse. Tais candidatos se inscrevem normalmente no Processo Seletivo, dentro do prazo específico, e apenas não será gerado boleto de pagamento. A obtenção do benefício não garante a homologação da documentação de comprovação de condição socioeconômica nas modalidades de reserva de vaga por renda das ações afirmativas.

Ações Afirmativas

Em obediência a legislação vigente, do total de vagas do Processo Seletivo, 1.260 se destinam às modalidades de ações afirmativas. A Universidade possui oito modalidades de vagas, direcionadas exclusivamente para aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira; contemplando ainda com reservas específicas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência [saiba mais sobre as ações afirmativas na UFRGS].

Vagas

Os cursos com maior quantidade de vagas são: Letras – Licenciatura (94), Ciências Sociais – Noturno (70), Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Litoral (63), Letras – Bacharelado (60), Administração – Noturno (58), Engenharia Civil (56) e Ciência da Computação (53). A lista completa das vagas distribuídas, em 82 opções de curso, pode ser conferida por meio do edital.

Curso de Música

Os candidatos para o curso de Música deverão realizar adicionalmente a prova de habilitação específica de instrumento, que pode ser de duas formas abaixo relacionadas:

  • Com a utilização de alguma aprovação (na mesma modalidade/habilitação, com o mesmo instrumento) nas edições do Concurso Vestibular de 2017 a 2020;
  • Com a realização da prova remota, que consistirá no envio virtual de arquivo de vídeo, de acordo com as orientações do site do Instituto de Artes e do Manual do Candidato (disponível a patir de 17 de maio), entre os dias 2 e 4 de junho.
  • Os candidatos a este curso poderão indicar, na inscrição, uma segunda opção de ingresso, em caso de reprovação na prova de habilitação específica.

Resultados e Matrículas

De acordo com edital até o dia 19 de junho, será publicado o resultado preliminar, por meio de lista de classificados, e o resultado final está previsto para até 23 de junho.

No dia 24 de junho, terá início o envio da documentação obrigatória, que será realizado de forma online, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação exigida de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos deverá ser conferida no Edital e no Manual do Candidato, e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior.

Vestibular UFRGS 2021.2

Há a previsão de realização do Vestibular 2021/2 para as vagas do segundo semestre, se as condições sanitárias permitirem sua realização.

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Processo Seletivo UFRGS 2021.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.