IFAL anunciou alteração para o Processo Seletivo 2021

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anunciou alterações do processo seletivo para ingresso de estudantes em 2021.1, nos cursos técnicos integrados e aos cursos subsequentes ao ensino médio. Tal alteração se justifica pelo intuito de evitar aglomeração, por causa da Covid-19.

A instituição adotará formas de ingresso distintas, de acordo com os níveis de ensino oferecidos.

Aumento de vagas reservadas

Outra mudança relevante foi a aprovação do aumento no percentual das cotas reservadas aos/às candidatos/as que estudam em escola pública, que passará para 60%. Até o processo seletivo realizado em 2019, esse percentual era de 50%. Além disso, o certame será totalmente gratuito.

Seleção de candidatos e Modalidades de cursos

  • Quanto aos cursos na modalidade integrado, que são aqueles em que o/a estudante faz o ensino médio e o técnico de forma articulada, a seleção vai ser feita com base na análise do histórico escolar do/a candidato/a, considerando as notas do 6º ao 8º ano das disciplinas de português e matemática do ensino fundamental.
  • Para os cursos técnicos subsequentes, que são aqueles realizados após a conclusão do ensino médio, os/as candidatos/as devem ter o histórico escolar analisado considerando as notas de português e matemática do 1º e do 2º ano do ensino médio.

Atualmente o Ifal conta com a Reitoria e 16 campi, distribuídos nas cidade de Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Satuba e Viçosa. Tais campis atuam no sentido de promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Edital IFAL Processo Seletivo 2021

Em breve o Instituto divulgará o edital com demais informações relativas à seleção de candidatos.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.