MEC abre mais de 3.000 vagas de especialização para professores da rede pública

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com dez Institutos Federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) viabilizou a abertura de 3,9 mil novas vagas para que professores das redes públicas de ensino se especializem, em docência para a educação profissional e tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.

O início das aulas está previsto para este semestre ainda, e serão realizadas via polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos institutos federais espalhados por setenta municípios e onze estados.

Editais e Inscrição

Os interessados em participar dos cursos deverão ficar atentos aos sites dos Institutos Federais participantes, com intuito de obter informações a respeito dos processos seletivos, que estão previstos para ocorrer até o próximo mês. Cada Instituto Federal possui cronogramas e regras próprias, publicadas em editais das instituições.

IFMS e IFRO

No Instituto Federal de Mato Grosso, até o próximo dia 8 de novembro, estão abertas as inscrições no processo seletivo para 350 vagas em cinco cidades. Na mesma data serão encerradas as inscrições no Instituto Federal de Rondônia, que conta com a oferta de 350 vagas em sete cidades.

IFPB

O Instituto Federal da Paraíba oferta um total de 400 vagas distribuídas em oito cidades do Estado, as inscrições serão encerrada em 4 de novembro.

IFNMG

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro, para um total de 550 vagas em onze cidades mineiras.

IFSP

No Instituto Federal de São Paulo, o prazo será encerrado no dia 15 de novembro, para 300 vagas em cinco cidades.

IFG e IFPE

Também participam dessa oferta, o Instituto Federal de Goiás, com 400 vagas; o Instituto Federal da Pernambuco, com 350 vagas.

IFPI, IFAM e IFAP

O Instituto Federal do Piauí, com 450 vagas; o Instituto Federal do Amazonas, com 400 vagas; o Instituto Federal do Amapá, com 350 vagas.

As novas vagas se somam às 4.320 ofertadas pelo Programa Novos Caminhos em parceria com os Institutos Federais do Espírito Santo e de Santa Catarina neste semestre.

Ao todo, as duas iniciativas, somente no ano de 2020, ofertarão mais de oito mil vagas para formação de professores no âmbito do Novos Caminhos.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.