UFSC 2018 abre mais opções para candidatos cotistas

UFSC 2018 abre mais opções para candidatos cotistas; e as inscrições para o Processo Seletivo 2017-2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderão ser feitas entre 16 de agosto e 14 de setembro, no portal do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br.

Fases Vestibular UFPR 2018

A primeira fase será realizada no dia 29 de outubro e a segunda, nos dias 26 e 27 de novembro – no dia 26, haverá a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia 27, a dos cursos com Provas Específicas e de Habilidade Específica.

UFSC 2018 abre mais opções para candidatos cotistas

O Processo Seletivo 2017-2018 traz novidades importantes para os cotistas:

-A primeira é que a banca de validação do Termo de Autodeclaração dos candidatos que disputarão as vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas (de acordo com as Leis nº 12.711/12 e Lei nº 13.409/16) atuará entre a primeira e a segunda fases. Isto provavelmente ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro. No concurso anterior, a banca atuou na fase do registro acadêmico (matrícula) dos candidatos, em janeiro, e nas chamadas complementares.

-A segunda novidade é a disponibilização de vagas também para pessoas com deficiência, nos termos da Lei nº 13.409/2016. Estas vagas estão entre as 50%  já reservadas pela Lei nº 12.711/2012. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, a mudança com relação à época de ocorrência das bancas de validação é um aperfeiçoamento que torna o Processo Seletivo mais justo. “Fazendo a validação da autodeclaração entre a 1ª e a 2ª fase, dependendo da nota da primeira fase, será possível mudar o candidato de categoria.

Taxa de Inscrição

O valor da taxa de inscrição do Processo Seletivo também será o mesmo: R$ 120,00. Os  candidatos em situação de fragilidade econômica poderão pleitear a isenção de maneira semelhante ao processo do ano anterior.

Fonte UFPR

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares 2017

Dicas de Estudo para Biologia;

Dicas de Estudo para Física;

Dicas de Estudo para Química;

Dicas de Estudo para Matemática;

Como se dar bem na Redação do Enem

Dicas para a Redação do Enem: clareza

Dicas para a Redação do Enem: coesão

Dicas para a Redação do Enem: concisão

Importância da correção gramatical

Importância da formalidade e uniformidade

Possíveis temas da redação Enem 2017.

Acesse Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.