IFNMG abre inscrições para cursos técnicos e superiores para 2018-2

Começou hoje,10 de abril, e será encerrado no dia 10 de maio o prazo para candidatos se inscreverem no Processo Seletivo e Vestibular para ingresso nos cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos; do Instituto a partir do segundo semestre de 2018.

Vagas oferecidas

No total, são 505 vagas para cursos técnicos nos campi Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e 120 vagas para cursos de graduação nos campi Arinos e Pirapora.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas por meio do Portal da AIETEC, empresa responsável pela aplicação das provas:

http://www.consultec.com.br/processos-inscricoes-abertas/concursos-inscricoes-abertas/321/

A taxa de inscrição é de R$ 15 para o Processo Seletivo (cursos técnicos) e de R$ 35 para o Vestibular (cursos superiores); a serem pagos exclusivamente no Banco do Brasil a partir de uma GRU emitida no ato da inscrição.

Isenção da taxa de Inscrição

O candidato que em função de sua condição socioeconômica não possa pagar a taxa de inscrição pode solicitar a isenção do pagamento até o dia 20 de abril; mediante a comprovação, através do CadÚnico; de que possui renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e de que; no caso do Vestibular, cursou o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

As inscrições serão confirmadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição ou deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição. A homologação das inscrições será publicada no portal eletrônico do IFNMG no dia 21 de maio.

Provas

A única etapa de ambas as seleções são provas objetivas, que serão realizadas no dia 3 de junho para os cursos superiores e no dia 10 de junho para os cursos técnicos. Todas as informações podem ser encontradas nos editais:

Processo Seletivo (cursos técnicos)

Vestibular (cursos superiores – graduação)

Processo Seletivo

Para ingressar nos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio; ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e ser aprovado na prova objetiva; que abrangerá conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em nível de Ensino Médio.

Esta prova será aplicada no dia 10 de junho de 2018, das 15h00 às 17h00, nas cidades de Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, em Japonvar, Manga, São Francisco, Francisco Sá, Grão Mogol e Espinosa.

Os cursos aos quais se refere este edital são ofertados nas seguintes modalidades:

– CONCOMITANTE: oferecida a quem esteja cursando a 2ª ou a 3ª série do Ensino Médio (em outra instituição) com matrículas distintas para cada curso.

– SUBSEQUENTE: oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

A duração dos cursos técnicos varia de 3 a 4 semestres, e as aulas são de segunda a sexta dentro do turno do curso (manhã ou noite).

Os cursos com oferta neste processo seletivo são:

– Campus Almenara: técnico em administração;

– Campus Avançado Janaúba: técnico em administração;

– Campus Januária: técnico em manutenção e suporte em informática;

– Campus Montes Claros: técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho e técnico em edificações;

– Campus Pirapora: técnico em administração, técnico em edificações e técnico em informática;

– Campus Avançado Porteirinha: técnico em eletroeletrônica e técnico em informática para internet.

Vestibular Cursos superiores

Para ingresso nos cursos de graduação, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado nas provas objetivas; que serão aplicadas em dois turnos no dia 3 de junho de 2018: de 08h00 às 12h00 as provas de Línguas, Literatura e Redação e das 14h00 às 17h00 as provas específicas dos cursos ofertados.

As provas serão realizadas nas cidades Arinos e Pirapora e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, também em Buritis, Chapada Gaúcha e Riachinho.

Cursos disponíveis neste vestibular:

– Campus Arinos: bacharelado em administração, tecnologia em produção de grãos e tecnologia em gestão ambiental;

– Campus Pirapora: bacharelado em administração, bacharelado em engenharia civil e bacharelado em sistemas de informação.

Vale destacar que apenas metade das vagas de cada um desses cursos estão sendo disponibilizadas neste vestibular próprio do IFNMG. A outra metade será disponibilizada via SiSU, com a nota das provas do Enem de 2017. Para o Campus Januária, o curso de licenciatura em física terá todas as suas 40 vagas ocupadas pelo SiSU.

Reserva de vagas

Em ambos os processos, metade das vagas são reservadas a candidatos vindos de escolas públicas. E dessas, parte é ainda reservada para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Todos os detalhes estão descritos nos editais.

Documentos para realização da prova

Para realizar a inscrição, é necessário inserir o número do CPF do candidato.

Para a realização das provas o candidato deverá levar um desses documentos: carteira de identidade, cédula de identidade fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por Lei, valham como documento de identidade; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Fonte IFNMG

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.