Vai se aposentar pelo INSS? Veja como dar entrada no pedido

Quem atingiu os requisitos para se aposentar e decidiu que é hora de solicitar o benefício deve fazer o pedido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como cada contribuição e período trabalhado podem fazer diferença na aposentadoria, é importante o trabalhador verificar seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS para saber, por exemplo, se todos os empregos e contribuições estão nesse documento, e se os salários e recolhimentos estão com os valores corretos.

Uma forma de conferir é comparar as informações da carteira de trabalho ou dos carnês de contribuição com o Cnis. Assim, o segurado consegue saber se há algum período que o INSS não está considerando ou se há informações erradas no sistema e se será necessário apresentar documentos extras ao fazer o pedido.

Como pedir a aposentadoria pelo Meu INSS

– Entre no site Meu INSS ou aplicativo (disponível para iOS ou Android). Se já tiver cadastro, clique em “Entrar”. Caso contrário, escolha “Cadastrar senha” e siga as instruções.

– Digite seu CPF e clique em “Avançar”.

– Digite sua senha e vá em “Entrar”

– Na tela seguinte será preciso escolher qual aposentadoria você pedirá, se é por tempo de contribuição, por idade, rural ou da pessoa com deficiência.

– O INSS dirá que você precisa atualizar seus dados cadastrais. Clique em “Atualizar”, veja seu cadastro e quando acabar a revisão dos dados clique em “Avançar”.

– Selecione novamente o tipo de aposentadoria que quer pedir. Clique na opção e pressione “Selecionar”.

– O INSS pedirá novamente que você atualize seus dados. Depois, informará que se você quiser apenas saber seu tempo de contribuição é possível fazer uma simulação. Vá em “Avançar”

– O INSS dirá que é possível pedir a aposentadoria sem sair de casa. Clique em “Avançar”.

– Agora, o INSS fará uma série de perguntas. Escolha entre “sim” e “não” para cada pergunta

– Em seguida, aparecerão seus dados pessoais. Confira as informações e responda se aceita acompanhar o processo pelo Meu INSS, Central 135 ou email

– Anexe documentos que comprovem o direito à aposentadoria. Isso vale, principalmente, para algum período que não esteja no Cnis ou que esteja com informações erradas. Vale também anexar documentos pessoais. Para incluir esses documentos, clique no sinal de “+” e siga as instruções. Depois, vá em “Avançar”

– O INSS mostrará a lista de empresas em que trabalhou e/ou contribuições que você fez. Se as informações estiverem erradas, você pode corrigir clicando na imagem do lápis. Se você não trabalhou ou contribuiu no período indicado, pode excluí-lo na imagem da lixeira. Se precisar adicionar um emprego, clique no sinal de “+” em “Adicionar vínculo” e informe a data de início e fim do seu trabalho. Ao terminar, clique em “Avançar”

– Aparecerá uma mensagem em que você declara que as informações prestadas são verdadeiras. Pressione “Confirmar”.

– Será necessário buscar uma agência. Isso pode ser feito por CEP, por município ou usando sua localização. Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. A recomendação é escolher uma agência próxima de sua casa. Essa agência é a que vai manter o seu benefício

– Selecione o local em que deseja receber o pagamento. Dá para fazer a pesquisa por bairro.

– Leia o resumo do seu pedido. Se estiver tudo correto, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e, depois, vá em “Avançar”. Será gerado um comprovante. Guarde esse protocolo.

Pedido pode ser feito pelo telefone

Segundo o INSS, além do site e aplicativo Meu INSS, os segurados também podem pedir a aposentadoria pelo telefone 135. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.