Sisu 2020.2: Inscrição para a seleção será a partir de 7 de julho

O MEC divulgou o período de inscrição para o Sisu 2020.2, que contará com mais de 51.000 vagas, para ingresso no segundo semestre, oferecidas em universidades e institutos federais de educação.

Vagas oferecidas

As vagas estão distribuídas em diversos cursos tais como Medicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia; além de muitas outras opções de graduação.

Inscrição Sisu 2020.2

A inscrição será realizada de 7 a 10 de julho, por meio do site do MEC.

Como se inscrever para a seleção?

O candidato ao acessar o site do MEC deverá especificar:

  1. A ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
  2.  A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
    • às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
    • b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
    • c) às vagas destinadas à ampla concorrência.

Nota de corte

Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte do Sisu serão divulgadas diariamente para consulta no site do MEC.

Resultado e matrícula

O resultado será divulgado no dia 14 de julho; e a convocação para matrícula da chamada regular será de 16 a 21 de julho. O candidato deverá acessar o site da Instituição escolhida para efetivação da matrícula, que por causa da Covid-19 será por meio eletrônico.

Prazo para participar da Lista de Espera

O prazo para participar da lista de espera será de 14 a 21 de julho e a convocação dos candidatos será a partir de 24 de julho.

De acordo com alterações do MEC, em relação ao Sisu, cada Instituição de Ensino deverá publicar, em suas páginas eletrônicas na internet, a lista de espera por curso; turno e modalidade de concorrência; assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

Pesos diferentes para notas do Enem e Bônus Regional

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. No momento da inscrição, quando o candidato se inscreve para o curso que tenha peso diferente, adotado pela instituição, para determinada prova do Enem; o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. Dessa forma é gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Tais informações são disponibilizadas no respectivo termo de adesão da Instituição com o MEC.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.