USP ofertará 2.875 vagas referentes ao Sisu 2019

A USP, Universidade de São Paulo, ofertará 2.875 vagas referentes ao Sisu 2019, que utiliza as notas do Enem 2018 para seleção de candidatos nas universidades públicas brasileiras.

USP Sisu 2019

As 2.785 vagas ofertadas no Sisu serão distribuídas em 172 cursos de graduação da seguinte maneira:
-552 vagas ofertadas no Sisu – ampla concorrência
-2.233 vagas ofertadas no Sisu – ações afirmativas
-0 vagas ofertadas no Sisu – Lei nº 12.711/2012

Acesse o quadro de vagas e cursos da USP Sisu 2019

Termo de adesão Sisu USP 2019

No termo de adesão da USP Sisu 2019, estão especificados os cursos, vagas, modalidades de vagas, pesos das notas do Enem e campi da Instituição, documentos para a matrículas; além dos cursos que não serão oferecidos no Sisu.

Como fazer a inscrição para o Sisu 2019?

O candidato deverá acessar a página do Sisu; com o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los.

Veja o cronograma do Sisu 2019

Modalidades de Vagas USP 2019

-A0: Ampla concorrência.
-V1712: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda; tenham cursado integralmente o
ensino médio em escolas públicas.
-V1713: Candidatos que independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
-V1714: Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
-V1715: Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual; ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Documentos para matrícula

De acordo com o edital, deverão ser providenciados, em formato eletrônico (PDF, JPG, PNG, GIF) os seguintes documentos:

1. Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente e respectivo Histórico Escolar (os arquivos enviados devem necessariamente incluir o verso
dos documentos com os devidos registros quando houver);

2. Diploma de Curso Superior, devidamente registrado, somente para candidatos que já concluíram uma graduação pode ser apresentado o diploma de curso superior devidamente registrado (os arquivos enviados devem  necessariamente incluir o verso dos documentos com os devidos registros quando houver);

3. Documento de Identidade oficial;

4. Uma(1) Fotografia 3×4, com menos de um ano.

Os originais (ou cópia autenticada) dos documentos mencionados nos itens 1 (ou 2) e 3 deverão ser apresentados na etapa presencial da matrícula.

Serão aceitos como documento de identidade oficial, a que se refere o item 3, acima, os seguintes documentos:

1. Documentos de identidade expedidos pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com foto) e Carteira de Trabalho e Previdência Social;

2. Documentos expedidos por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país;

3. Documento de identidade de estrangeiro (RNM, antigo RNE) ou passaporte válido, para o candidato de nacionalidade estrangeira que comprove sua condição – temporária ou permanente – no País; ou

4. Para o candidato solicitando refúgio no Brasil, será aceito protocolo provisório emitido pela Polícia Federal do Brasil (Protocolo de Refúgio).

Aconselha-se que o candidato providencie seus documentos com antecedência, pois não existe matrícula condicional.

Cronograma de convocações

O cronograma de convocações e de matrículas será divulgado no endereço eletrônico http://www.prg.usp.br/sisu.

Quando o candidato for convocado, a matrícula será obrigatória, tanto na etapa virtual como na etapa presencial. A etapa virtual da matrícula deverá ser feita no site www.usp.br.

Neste ato o candidato aprovado deverá preencher os formulários eletrônicos de matrícula e enviar, em formato digital os documentos descritos anteriormente conforme instruções fornecidas no próprio processo de matrícula virtual.

Manifestação de interesse

A manifestação online de interesse na vaga deverá ocorrer exclusivamente através do endereço eletrônico https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/graduacaoSisuManifestacaoInteresse, conforme cronograma apresentado no Edital do PROCESSO SELETIVO Nº 01/2019 – USP / SiSU.

Fonte USP

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.