As inscrições para o Sisu 2018-2 serão encerradas hoje, 15 de junho, veja mais

As inscrições para o  Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/2 serão encerradas hoje, dia 15 de junho, e elas poderão ser realizadas no site do MEC.

Veja como recuperar a senha do Enem

Como funciona o Sisu?

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, com nota superior a zero na redação, podem se inscrever até as 23h59, no site do MEC.

Até as 19h de ontem, 14 de junho, 404.856 estudantes haviam realizado 775.642 inscrições. A quantidade de inscritos desta edição é bem menor em relação ao ano passado, quando 935.550 estudantes efetuaram 1.797.386 inscrições no SiSU 2017/2.

Notas de corte

Terminará também nesta sexta-feira, o prazo para que os estudantes já inscritos alterem as opções de cursos e instituições, feitas ao longo do período da inscrição. Após o encerramento prazo valerão as últimas alterações feitas.

O MEC atualiza diariamente as pontuações mínimas dentro do número de vagas para cada curso (nota de corte) e o desempenho individual do candidato (com um balanço de sua colocação); com base na quantidade de inscrições feitas. As informações mudam conforme a graduação, a quantidade de vagas e modalidade concorrência.

Um dos cursos mais concorridos, é o de Medicina, que chega a ter nota de corta acima de 800 pontos; como é o caso da Universidade Federal da Paraíba, que já registrou nota de corte de 815,62.

Inscrições

No site do SiSU, o participante deverá informar número de inscrição no Enem 2017, CPF e senha. Ao ingressar na área restrita do participante, o estudante candidato deve escolher:

-Até duas opções de curso: a primeira opção é a preferência do candidato
-Modalidade de concorrência: o candidato precisa informar se quer concorrer por cotas ou ampla concorrência, em cada curso pretendido.

Vagas oferecidas

O SiSU 2018/2 tem oferta de 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino. Medicina, por exemplo, conta com 1.229 oportunidades disponíveis.

As instituições de ensino do SiSU se dividem da seguinte forma:

– 30 universidades federais;
– 7 universidades estaduais;
– 27 institutos federais;
– 2 centros federais;
– 1 centro universitário estadual;
– 1 faculdade municipal.

Os estados de Mato Grosso, Amazonas e Sergipe não estão com vagas disponíveis para o SiSU 2018-2. Os estados com mais oportunidades são Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

No edição do segundo semestre de 2017, o SiSU do meio do ano ofereceu 51.913 vagas em 61 instituições. Já a edição do primeiro semestre deste ano ofereceu 239.716 vagas em 130 instituições.

Resultado e Matrícula

O resultado da chamada regular deverá ser divulgado no dia 18 de junho e os contemplados terão seis dias para efetuar as matrículas, entre 22 e 28; considerando ainda os dias, horários e locais de atendimento definidos pelas instituições em seus editais próprios.

Lista de Espera

O prazo para participar da lista de espera será entre os dias 22 e 27 de junho; sendo necessário que o candidato manifeste interesse na participação, no site do MEC., conforme edital.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.