Questão resolvida sobre ventilação pulmonar e pressão parcial de CO2

(UFPR/2013) A ventilação que ocorre nos pulmões pode ser medida pela quantidade de ar trocada por um determinado intervalo de tempo, como é o caso do volume minuto (L/min). Assinale a figura que representa a relação entre ventilação pulmonar e pressão de CO2 arterial.

RESOLUÇÃO:
Inicialmente, é preciso lembrar de que um aumento da concentração de CO2 no sangue (por exemplo, devido a uma atividade física intensa)  provoca um aumento da frequência respiratória e, consequentemente, uma maior eliminação de CO2 (isso para controlar o pH sanguíneo, visto que uma maior concentração de CO2 no plasma acarreta uma redução do pH, conforme mostra a equação abaixo.

Quando a concentração de CO2 aumenta, há um deslocamento do equilíbrio para a direita, aumentando a quantidade de íons H+ (redução do pH).  Essa redução do pH é percebida por receptores no bulbo, que estimula o aumento da frequência respiratória, de modo a eliminar mais CO2 e restabelecer o valor normal do pH.

Resumindo, o  aumento da ventilação pulmonar determina eliminação de maior quantidade de CO2 (reduz a pressão parcial do CO2), o que eleva o pH do plasma ao seu valor normal.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre trocas  gasosas, da Unesp

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.