Recrutador: como ser um profissional de sucesso na área de recrutamento e seleção

A tarefa do recrutador é bastante árdua. No entanto, os candidatos à vaga de emprego não enxergam o trabalho que a equipe de recrutamento tem para elaborar a seleção. Às vezes são necessárias semanas de preparação para ocorrer uma contratação. É por isso que ser um profissional de sucesso nessa área requer bastante esforço.

O primeiro passo para ter sucesso como recrutador é se alinhar aos desejos da empresa. Ou seja, você deve entregar o profissional ideal para ela, o qual deve satisfazer todas as exigências da organização.

Para isso, muitos recrutadores estão inovando com o uso das redes sociais. Embora o uso primário delas seja o entretenimento, você pode ser recrutado — ou recrutar — diretamente por lá.

Um erro comum da maioria dos recrutadores é negligenciar as métricas da seleção. Aliás, isso é extremamente importante para contabilizar a eficácia do método proposto. O modelo de seleção precisa ser alterado em caso de baixo rendimento.

Quer ser um profissional de sucesso na área de recrutamento e seleção? Aproveite para ler este artigo até o final!

Tenha em mente os interesses da empresa

O seu papel como recrutador é entregar os profissionais certos para as vagas certas. Dessa forma, seus critérios devem estar perfeitamente alinhados aos da empresa; caso contrário, podem ocorrer problemas graves no processo de seleção, os quais acarreta em seu cancelamento.

Lembre-se que, na maioria das vezes, a vaga precisa ser preenchida o quanto antes. Pode ser que o bom andamento de projetos depende do profissional dessa vaga. É por isso que os recrutadores possuem tanto valor.

Os erros mais comuns no processo de seleção são cometidos por afinidade. Ou seja, um candidato é privilegiado pois conhece o recrutador. Outro caso comum é causado pela similaridade com alguém que o recrutador possui algum vínculo. Ambas as atitudes não são profissionais e devem ser evitadas.

Mantenha-se sempre fiel ao perfil desejado pela organização!

Saiba como utilizar as redes sociais

As redes sociais são ótimos meios para encontrar os profissionais desejados pela sua organização. Sim, você leu certo: um profissional de sucesso na área de recrutamento e seleção vai atrás dos melhores profissionais do mercado.

Nada de ficar apenas lendo currículos, Ok? Essa dica vem diretamente do Portal Emprega, um site voltado ao seu crescimento profissional.

O LinkedIn é o melhor lugar para encontrar o candidato perfeito. Aliás, a plataforma toda é desenvolvida exatamente para isso — inclusive os filtros maravilhosos que existem. A busca pode ser realizada em torno de algumas palavras-chave, as quais resumem bem o profissional de interesse.

Além disso, outra carta na manga das redes sociais é justamente poder conhecer o candidato um pouco melhor. O Facebook e Instagram oferecem informações que não seriam reveladas em apenas alguns minutos de entrevista.

Ao realizar uma análise completa dos candidatos mais interessantes ao cargo, a entrevista pode servir apenas para confirmar alguns dados e testar os conhecimentos do profissional.

Essa técnica simples com certeza vai te tornar um profissional de sucesso na área de recrutamento.

Utilize indicadores para ser um profissional de sucesso

Os indicadores são importantíssimos quando o assunto é recrutamento e seleção. Não adianta realizar várias seleções se algumas métricas não forem coletadas. Aliás, como você vai saber se está ou não realizando um bom trabalho?

Use, pelo menos, os seguintes indicadores:

  1. O tempo para realizar cada etapa do processo seletivo.
  2. Número de pessoas alocadas no decorrer das etapas.
  3. Quanto tempo levou para concluir o processo seletivo, do início ao fim.
  4. O valor total gasto para realizar o processo. Não deixe nenhum valor de fora.
  5. Saiba exatamente a quantidade de profissionais recrutados e a porcentagem com base no valor planejado.
  6. Mensure a rotatividade do pessoal selecionado.

Pronto, agora você consegue medir, com precisão, a qualidade de seu serviço — e tem a possibilidade de aumentar o valor entregue para a organização.

Aprenda a atrair candidatos ideais

Todas as empresas do mundo estão atrás dos famosos “talentos”. No entanto, um recrutador profissional sabe que o talento surge do empenho e esforço colocados em uma determinada atividade.

Dessa forma, um candidato tido como “comum” pode se tornar um “talento” conforme trabalha na área. Aliás, é por isso que existe as separações entre Júnior, Pleno e Sênior.

Foque em contratar profissionais empenhados em suas atividades. Eles serão chamados de “talentos” no futuro.

Para atrair candidatos ideias, você precisa mostrar o que eles querem ter em um emprego. Um bom convênio de saúde, funcionários satisfeitos com o salário e ótimas condições de trabalho são algumas dessas informações. Ademais, saiba como expor isso aos candidatos. Deixe esses tópicos claros na descrição da vaga.

Sempre busque novas técnicas de recrutamento

O mercado é dinâmico e as gerações estão cada vez mais diferentes em relação às anteriores. Dessa forma, para ser um profissional de sucesso no ramo de seleção, é importante saber se adequar aos candidatos e às tecnologias.

Seguindo essas dicas você com certeza será um profissional de sucesso. Lembre-se: foque nos interesses da empresa, fale a língua do candidato ideal e use as redes sociais a seu favor!

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.