Questão resolvida sobre tipos de seleção natural, da UFPR

(UFPR/2017) Considere duas populações de uma espécie de mamífero. Na população I os animais têm coloração da pelagem clara e habitam ambientes de campo aberto. Na população II eles têm coloração escura e habitam ambientes de floresta densa. O gene F é responsável pela coloração da pelagem nessa espécie de mamífero. O alelo F (completamente dominante) confere coloração escura, e o alelo f (recessivo), coloração clara. Nesse sentido, a seleção natural sobre essas populações é do tipo:
A) direcional a favor da pelagem escura, o que pode levar à extinção da população I.
B) disruptiva, desfavorecendo os heterozigotos, o que pode levar à especiação.
C) direcional, favorecendo apenas os homozigotos FF nas duas populações.
D) estabilizadora, com os heterozigotos (Ff) igualmente adaptados aos dois ambientes.
E) disruptiva, o que pode levar à extinção de ambas as populações.

RESOLUÇÃO:
A questão aborda duas populações, em locais distintos. Em um dos locais (campos abertos) há predomínio dos indivíduos de pelagem clara. Em ambientes de floresta densa, há predomínio dos indivíduos de pelagem escura; ou seja, fenótipos extremos são favorecidos em ambientes diferentes, o que caracteriza a seleção disruptiva. Neste tipo de seleção, os indivíduos intermediários são desfavorecidos.
Na seleção direcional, um dos extremos é favorecido (ex.: seleção de bactérias por ação de antibióticos) e na seleção estabilizadora, os indivíduos medianos são favorecidos.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre seleção natural, da Fuvest 2010

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.