(Unifagoc/2023-2) Os lisossomos são organelas celulares que se constituem como vesículas capazes de digerir diversas substâncias oriundas do meio extracelular. Essa capacidade de degradar biomoléculas das mais diferentes naturezas que adentram as células ocorre devido à presença de enzimas hidrolíticas existentes em seu interior, como mostra a figura a seguir.

Com relação aos lisossomos, analise as afirmativas a seguir:
I) Os lisossomos, além das funções heterofágica e autofágica atuam, também, na autólise, quando rompem suas membranas e extravazam suas enzimas para o citoplasma matando as células, como é o que acontece na silicose, doença que destrói regiões dos pulmões , e na regressão da cauda do girino.
II) Os lisossomos são responsáveis pelo processo de exocitose, que acontece quando os resíduos da digestão intracelular contidos nessas organelas são conduzidos até à membrana plasmática e são eliminados para o meio extracelular.
III) Os lisossomos são estruturas que, nas células procarióticas, assim como nas eucarióticas, atua na degradação de materiais capturados por pinocitose, assim como, também, é responsável pela autofagia que faz a reciclagem de alguns componentes celulares.
Assinale
A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas .
D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
E) se nenhuma afirmativa estiver correta.
RESOLUÇÃO:
Apenas a afirmativa III está incorreta. Os lisossomos não ocorrem em células procarióticas.
Cabe, contudo, ressaltar que na afirmativa I a regressão da cauda do girino tem sido tratada como apoptose (um processo geneticamente controlado). Assim, a questão não apresentaria uma alternativa correta para se marcar.
Resp.: A (gabarito oficial).

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre lisossomos, da UFF
– Questão resolvida sobre silicose pulmonar, da UFCG












