Questão comentada sobre telemarketing, da Unicamp

(Unicamp/2014) As ocupações de telemarketing expressam uma importante transformação do mundo do trabalho nesse começo de século. Surgem nos EUA e na Europa nos anos 1980 e na década de 1990 atingem o Brasil, onde os call centers (locais de trabalho dos atendentes de telemarketing) mais concentram trabalhadores: 1.103 em cada empresa.
(Adaptado de Jessé Souza, Os batalhadores brasileiros. Nova classe média ou a nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.)
Assinale a alternativa em que todas as características associadas a esse tipo de trabalho estejam corretas.
A) Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de linhas telefônicas; expansão de serviços de suporte técnico e televendas; insegurança no mercado de trabalho.
B) Estatização das empresas de telecomunicações; generalização das linhas de telefones fixos; maior concentração populacional no meio rural; estabilidade
no mercado de trabalho.
C) Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de telefones celulares; retração dos serviços de atendimento ao cliente; segurança no mercado de trabalho.
D) Estatização das antigas empresas de televendas; generalização do uso de telefones fixos; retração dos serviços de atendimento ao cliente; retração do mercado de trabalho nos serviços.

RESOLUÇÃO:
A viabilidade dos sistemas de telemarketing só possui possível graças à facilidade de acesso à telefonia. A partir da década de 1990, com o processo de privatização dos sistemas de comunicação, grande parte da população passou a ter acesso aos sistemas de telefonia e os sistemas de e-commerce e de call center intensificaram, sendo os últimos uma forma de comunicação entre compradores e vendedores.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre globalização, do Enem 2019.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.