Enem 2019 cobra questão sobre efeito emagrecedor de composto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aplicou na tarde deste domingo, 10 de novembro, as provas do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019).

Ao todo, foram mais de 5 milhões de inscritos na edição 2019 do Enem. Os candidatos fizeram provas de Ciências da Natureza suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Os participantes do Enem 2019 tiveram 5h para fazer as provas deste domingo. Confira os memes do Enem 2019.

Confira abaixo uma questão do Enem 2019:

(ENEM 2019) O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático, na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et. al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)
a) obstrução da cadeia respiratória, resultando em maior consumo celular de ácidos graxos.
b) bloqueio das reações do ciclo de Krebs, resultando em maior gasto celular de energia.
c) diminuição da produção de acetil CoA, resultando em maior gasto celular de piruvato.
d) inibição da glicólise de ATP, resultando em maior gasto celular de nutrientes.
e) redução da produção de ATP, resultando em maior gasto celular de nutrientes.

Comentário

O DNP ao desacoplar a cadeia respiratória acaba alterando o gradiente de concentração de prótons. Nesta alteração, os prótons deixam de atravessar o
ATP síntase, diminuindo consideravelmente a produção de ATP. Com a redução do ATP, a célula deverá gastar mais nutrientes para conseguir a quantidade de ATP necessária a suas atividades, daí o efeito emagrecedor do composto DNP.
Resp.: E

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.