Questão comentada sobre compostagem, da Unemat

(UNEMAT/2018-2) “Compostagem é um processo controlado de decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo […] em condições adequadas de aeração, umidade e temperatura. Esse processo gera um produto biologicamente estável chamado composto orgânico. […]

Para que a compostagem possa ser realizada corretamente, a matéria orgânica deve ser separada dos demais materiais, o que possibilita o reaproveitamento de materiais recicláveis, como vidro, plásticos e metais.”
PENTEADO, M. J. Guia pedagógico do lixo. Governo do estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 2011 (Adaptado).

O texto apresenta o princípio do processo de compostagem para a utilização do lixo orgânico. Com base neste princípio, assinale a alternativa correta.
A) As condições abióticas do ambiente não interferem no processo de decomposição biológica das matérias orgânicas.
B) Vidro, plásticos e metais são encaminhados para reaproveitamento, por não possuírem carbono em sua composição.
C) A decomposição em ambientes aerados favorece a produção, por organismos aeróbios, de gases como o metano, um importante biogás que pode ser aproveitado como fonte de energia.
D) A compostagem é realizada pela ação de organismos decompositores, que são constituídos principalmente por bactérias e fungos.
E) O produto da compostagem é o húmus, rico em matéria orgânica, a principal fonte de carbono das plantas.

RESOLUÇÃO:
No processo de compostagem, o lixo orgânico (restos de frutas, papel molhado, trapos de pano…) sofre ação de organismos decompositores, como bactérias e fungos, com a consequente formação de um adubo orgânico, que pode ser empregado na agricultura.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre lixo, do Enem 2011.
Questão comentada sobre efeito estufa e lixo, da Fuvest 2015
Questão comentada sobre reciclagem, da UEL 2017

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.