Questão comentada sobre abelhas, da UPF 2019-2

Avalie esta postagem

(UPF/2019-2)
Um mistério preocupante tem intrigado pesquisadores, agricultores e ambientalistas: as abelhas vêm desaparecendo de suas colmeias. Elas são fundamentais para a polinização das plantas. As abelhas melíferas, por exemplo, polinizam cerca de um terço das plantas produtoras dos alimentos que consumimos.
São características das abelhas:
A) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, quatro pares de patas, respiração traqueal e sistema excretor constituído pelos tubos de Malpighi.
B) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de patas, respiração traqueal e sistema excretor constituído pelos tubos de Malpighi.
C) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, dois pares de patas, respiração filotraqueal e sistema excretor constituído por glândulas coxais.
D) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, três pares de patas, respiração filotraqueal e sistema excretor constituído por glândulas coxais.
E) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, dois pares de patas, respiração filotraqueal e sistema excretor constituído pelos tubos de Malpighi.

RESOLUÇÃO:
As abelhas são insetos (ordem Hymenoptera) e, portanto, possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, além de 3 pares de patas e 1 par de antenas. São animais que respiram por meio de traqueias (uma importante adaptação à vida em ambiente terrestre), têm sistema circulatório aberto e excretam ácido úrico (outra adaptação à vida em ambiente terrrestre) por meio de túbulos de Malpighi.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre desenvolvimento de insetos, da UPF 2019-2
Questão comentada sobre insetos, da Fatec 2013
Questão comentada sobre insetos, da Faceres 2016-2

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.