Enem 2019 cobra questão sobre daltonismo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aplicou na tarde deste domingo, 10 de novembro, as provas do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019).

Ao todo, foram mais de 5 milhões de inscritos na edição 2019 do Enem. Os candidatos fizeram provas de Ciências da Natureza suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Os participantes do Enem 2019 tiveram 5h para fazer as provas deste domingo. Confira os memes do Enem 2019.

Confira abaixo uma questão do Enem 2019:

(ENEM/2019) Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.

A protanopia é um tipo de daltonismo em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.

Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?
a) Vermelho.
b) Magenta.
c) Amarelo.
d) Branco.
e) Azul.

Comentário

Como a pessoa com protanopia não consegue identificar o vermelho, o único cartão que será visto com a mesma cor é o cartão azul, já que todas as outras alternativas contêm cor vermelha em sua composição.
Resp.: E

1 comment… add one
  • Guilherme Link Reply

    Não entendi muito bem essa questão, o daltonico com protanopia não consegue ver o branco? Possuo deutaranopia extremamente forte e ainda só possuo dificuldades para ver vermelho e verde, branco e amarelo vejo normalmente

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.