Prouni 2021.2: Quais são os critérios de desempate dos candidatos?

O Ministério da Educação (MEC) divulgou conforme cronograma do Prouni 2021.2, que as inscrições  para a seleção serão realizadas no período de 13 a 16 de julho de 2021. A consulta de vagas será liberada em breve pelo órgão.

Quais são os critérios de desempate do Prouni?

De acordo com as regras, no caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  • Maior nota na prova de redação;
  • Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Cursos mais procurados no Prouni 2021.1

Mudanças para vagas remanescente do Prouni

Como fazer a inscrição para o Prouni 2021.2?

A inscrição é gratuita e deverá ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni.

Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, na qual deverá efetuar seu cadastro, preenchendo todas as informações solicitadas. Se o candidato já possuir o cadastro, deverá digitar CPF e senha e seguir as instruções.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Ao longo do período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Notas de corte Prouni

Diariamente o sistema do Prouni calculará a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte servirá apenas como uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real, e  nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Cronograma Prouni 2021.2

  • 13 a 16 de julho – Período de inscrição;
  • 20 de julho – Resultado da 1ª chamada;
  • 20 a 28 de julho – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;
  • 03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;
  • 03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

Lista de espera

  • 17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
  • 20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;
  • 23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.