O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma do Prouni 2021.2, que terá as notas do Enem 2020, como critério para classificação dos candidatos.
- Prouni 2021.2 seleção pelas notas do Enem 2020
- Fies 2021.2 regras para o financiamento de estudantes
- Sisu 2021.2 quando começa a inscrição?
- Cronograma Prouni, Fies e Sisu 2021.2
Cronograma Prouni 2021.2
- 13 a 16 de julho – Período de inscrição;
- 20 de julho – Resultado da 1ª chamada;
- 20 a 28 de julho – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;
- 03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;
- 03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.
Lista de espera
- 17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
- 20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;
- 23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.
Inscrição Prouni 2021.2
A inscrição será realizada por meio da página do programa e o candidato deverá seguir alguns critérios:
Critérios
O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é de 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação.
Além do desempenho no Enem, os candidatos deverão observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública.
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Prouni
A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades.