Veja o que levar para as provas do Enem 2022

O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro para aproximadamente 3,4 milhões de estudantes, em várias cidades brasileiras.

  • No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
  • No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.

Identificação dos estudantes

Conforme edital, para a identificação, os participantes devem apresentar documentos originais, com foto.

Entre as identificações aceitas estão:

  • Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
    • Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

O que levar no dia das provas?

A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é item obrigatório para ambas as versões do Enem, uma vez que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.

Lanche e água

Recomenda-se que os participantes levem lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

Cartão de Confirmação

O Cartão de Confirmação da Inscrição contém informações referentes ao candidato, além do local de prova. Ele pode ser acessado na Página do Participante.

Declaração de comparecimento

Se o candidato precisar comprovar que participou do exame, ele poderá acessar por meio da Página do Participante, a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser impressa e apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Itens proibidos

Os candidatos não poderão portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Os celulares deverão ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Motivos para eliminação do candidato

Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:

  • Declaração de comparecimento impressa;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
    Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Abertura dos portões

Para que serve o Enem?

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em diversas instituições de educação superior portuguesas.

Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.