Neste mês de novembro, o Banco Central do Brasil (BCB) tende a fazer a liberação de uma nova consulta do sistema de Valores a Receber.
Anteriormente, o que estava impedindo a realização do procedimento de uma nova consulta destes valores era uma greve de funcionários do Banco Central (BC). No entanto, a manifestação grevista dos servidores do BC chegou ao fim do mês de julho deste ano.

Principalmente por conta disso, é importante saber como consultar o dinheiro esquecido, assim como estar por dentro das últimas notícias sobre o Sistema Valores a Receber.
Valores a Receber do Banco Central – Dinheiro Esquecido
O Sistema dos Valores a Receber do Banco Central é a nomenclatura que é utilizada para descrever os valores que foram esquecidos nas contas correntes ou poupança dos cidadãos.
Para além das duas formas que foram citadas anteriormente, o sistema dos valores a receber agrupa também os valores que foram cobrados de forma indevida na forma de tarifas de crédito.
De acordo com as informações do Banco Central do Brasil (BCB), o dinheiro esquecido soma um total de mais de R$ 4,1 bilhões de reais nessa segunda fase de consultas.
Mas afinal, de onde vem o dinheiro esquecido do Banco Central?
O dinheiro esquecido do Banco Central tem origem nas situações que estão indicadas logo a seguir.
- De contas correntes ou de contas poupança que foram encerradas, mas que ainda tinham saldo disponível no momento de encerramento da conta
- De tarifas e de parcelas, ou de obrigações relativas a operações de crédito, que foram cobradas de forma indevida
- De cotas de capital e de rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
- De recursos não procurados relacionados a grupos de consórcio que foram encerrados
Assim que for aberto um novo período de consultas dos valores a receber, os cidadãos podem fazer as suas devidas consultas pelo seguinte endereço: https://valoresareceber.bcb.gov.br/.