USP terá ingresso via notas do Enem e terá o nome de Enem-USP

O Conselho de Graduação da USP aprovou em 20 de outubro, a implantação de novo sistema de ingresso de estudantes, nos cursos de graduação, da Universidade, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a proposta, aprovada por unanimidade pelo Conselho, a partir de 2022 (para ingresso em 2023), os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest, por meio das notas que obtiverem nas provas do Enem, cuja nova forma de ingresso se chamará Enem-USP.

Atualmente, a Universidade de São Paulo (USP) utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ligado ao Ministério da Educação (MEC), para selecionar os estudantes. A proposta será discutida e aprovada pelo Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da Universidade, antes de ser implementada.

O objetivo da alteração será possibilitar que o estudante aprovado via Enem possa efetuar sua matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest, não dependendo do sistema e do calendário do Sisu.

A Pró-Reitoria de Graduação definirá a forma de compatibilização dos resultados de candidatos aprovados nos dois processos, privilegiando-se, sempre que possível, o resultado obtido na Fuvest.

Em 2022, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.169 vagas para candidatos EP (Escola Pública); e 1.088 para EP/PPI (Escola Pública/Pretos, Pardos e Indígenas). Para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 606 vagas para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes EP e 1.093 para estudantes EP/PPI.

Conforme a resolução nº 7.373/2017, que estabelece as formas de ingresso na Universidade, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

O edital com tal modificação será divulgado com a definição do calendário para que os estudantes se inscrevam no Enem-USP. A Fuvest será responsável pela sistematização das inscrições, pela classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.